Conselho Tutelar: site do TRE-CE apresenta instabilidade para consulta do local de votação
O recurso de consulta para o local de votação na eleição de conselheiros tutelares apresentou problemas técnicos em diferentes aparelhos; TRE informa que plataforma foi regularizada ainda no sábado, 30Na noite anterior à votação para conselheiros tutelares no Brasil, no sábado, 30, o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), que dispõe de um recurso para consulta da seção eleitoral no Ceará, apresenta erros. O problema impossibilita a consulta dos locais de votação pela plataforma.
Na manhã deste domingo, 1º, dia da votação, o TRE-CE informou que plataforma foi regularizada ainda no sábado, 30. O POVO testou e constatou que a plataforma está funcionando normalmente neste domingo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No sábado, ao acessarem a página do TRE-CE em aparelhos móveis ou por meio de seus computadores, alguns usuários se depararam com um aviso de “erro na leitura de um servidor remoto”. O POVO realizou o teste por diferentes dispositivos e verificou que o problema técnico estava acontecendo.
Para que a votação ocorra, os TREs emprestam as urnas eletrônicas, realizam o treinamento dos mesários e presta suporte técnico às urnas eletrônicas.
De acordo com o TRE-CE, a responsabilidade pela divulgação dos locais de votação, por sua vez, é das prefeituras, sendo a página de consulta do TRE apenas mais um mecanismo de apoio aos eleitores e não uma obrigação do órgão.
"Compete às prefeituras, por meio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, a organização e disciplinamento da eleição. Os municípios devem informar quem são os candidatos e candidatas, sistema e locais de votação, lista de votantes, horário do pleito e proclamação dos resultados", diz em nota.
Ainda de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o órgão foi um dos poucos regionais que criaram um espaço de apoio de consulta aos eleitores do Comdica. Ainda no sábado, 30, a consulta foi regularizada.
As eleições para o conselho tutelar acontecem no domingo, 1º de outubro, das 8 às 17 horas (horário de Brasília), com o objetivo de escolher os representantes na atuação dos direitos da criança e do adolescente.
Como saber os locais de votação para o Conselho Tutelar
Municípios cearenses mobilizaram-se para disponibilizar a informação aos eleitores para a votação de conselheiros tutelares, que ocorre neste domingo, 1º.
A Prefeitura de Sobral apresentou os 39 locais de votação para o público por meio de um Drive compartilhado em seu portal oficial. Além da localização, as fotos dos 30 candidatos ao cargo de conselheiro tutelar do município foram veiculadas ao lado de seus números.
A Prefeitura de Fortaleza também disponibilizou uma lista em formato de PDF das seções eleitorais, que pode ser acessada ao clicar aqui. (Colaboraram: Sarah de Queiroz/Rádio O POVO CBN e Bruna Lira/Especial para O POVO)
Conselho Tutelar 2023: MPF cobra medidas contra abuso de poder religioso em eleição; ENTENDA