Morre o padre Brendan Coleman, do Colégio Redentorista, aos 86 anos
Religioso redentorista teve longa trajetória da Arquidiocese de Fortaleza e no ensino
18:24 | Set. 30, 2023
Morreu na manhã deste sábado, 30, o padre Brendan Coleman Mc Donald, aos 86 anos. O velório do padre ocorre a partir das 16 horas no Centro de Formação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Rodolfo Teófilo. Antes, ele ainda passará pela Capela de São José, no bairro Pici, a pedido da comunidade. O traslado do corpo para a Igreja São Raimundo ocorre às 20 horas, enquanto a missa de corpo presente é realizada na segunda-feira, 2, às 9 horas.
Além de uma vida dedicada à Igreja Católica, o religioso foi educador, tendo sido professor titular da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Ceará (UFC), assim como professor, vice-diretor e diretor pedagógico do Colégio Redentorista, em Fortaleza.
Padre Brendan nasceu na Irlanda em 17 de julho de 1937. Conforme a Arquidiocese de Fortaleza, ele chegou ao Brasil em 1964, onde foi vigário paroquial da Igreja São Raimundo. Os padres redentoristas haviam chegado em Fortaleza um ano antes e fundaram a igreja.
“Quando chegamos aqui existia apenas uma capelinha construída por padres holandeses", explicou o padre Brendan em 2013 a O POVO. “Aqui era uma comunidade muito carente. Sequer havia saneamento básico. Construímos uma escola perto da igreja e nessa escola oferecíamos cursos de corte e costura e datilografia”.
Leia mais
Em seguida, ele passou pela Diocese de Iguatu (Região Centro-Sul do Estado) e pela Prelazia de Cristalândia, em Goiás. No estado do Centro-Oeste, ainda foi coordenador Pastoral Universitária na Universidade Católica de Goiás, professor no Seminário Redentorista São José, Confessor e Orientador espiritual das: Irmãs da Mãe Dolorosa e das Irmãs Franciscanas dos Pobres e vigário paroquial dos Padres Redentoristas.
Em 1973, ele retornou a Fortaleza, onde voltou a ser vigário paroquial da Igreja São Raimundo, função que ocuparia até 2007. Ele ainda foi capelão na Capela de São José, no bairro Pici, e administrador da Paróquia de Bom Jardim.
Como educador, padre Brendan, além de ser professor da UFC e ter tido carreira no colégio Redentorista, foi professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Fortaleza.
Também foi coordenador da Pastoral Universitária na UFC, iniciada por ele em 1990, e um dos fundadores e primeiro presidente do Conselho de Orientação do Ensino Religioso no Ceará (Conoerce).
Padre Brendan tinha doutorado em Teologia pela Fairfax University, nos Estados Unidos; doutorado em Psicologia pela Pacific Western University, também nos EUA; e doutorado em Educação pela Universidade Nacional da Irlanda.
Além disso, Padre Brendan teve mais de mil artigos publicados na imprensa cearense, inclusive no O POVO. Ele ainda foi um dos responsáveis por vários anos pelo programa “Falando Sério do Amor de Deus”, exibido pela TVC.
Tendo conhecido o padre Brendan em 1986, ainda como estudante, o padre Júlio Ferreira descreve a vida do colega como sendo de "muita dedicação", tanto aos estudos, quanto para com a vida religiosa.
"Era uma presença agradável, nos últimos anos com a gente. Ele estava sempre sorrindo, muito brincalhão com a gente", diz o confrade. "Ele se entregou muito à missão".
Padre Brendan havia contraído Covid-19, a qual não se recuperou muito bem. Posteriormente, teve problemas na bexiga, tendo sido submetido a uma cirurgia ainda neste mês de setembro e estava recebendo tratamento no Instituto do Câncer do Ceará (ICC).