Unidade de oncologia no Hospital do Vale do Jaguaribe deve atender 2 mil pessoas em um ano

A inauguração da unidade foi na manhã desta quarta-feira, 27, com a presença do governador Elmano de Freitas. Moradores de 40 municípios da região devem ser beneficiados

17:45 | Set. 27, 2023

Por: Lara Vieira
Foto de apoio ilustrativo: melhorias realizadas no serviço devem ser apresentadas durante a audiência (foto: Hiane Braun/Governo do Ceará)

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado no município de Limoeiro do Norte, passa a ofertar serviços para o tratamento de pacientes com câncer. A estimativa é que, até outubro de 2024, o HRVJ atenda cerca de 2 mil pessoas diagnosticadas com a doença moradoras dos 40 municípios que compõem as regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central.

A inauguração da unidade de oncologia, bem como o início da prestação de serviços, ocorreu durante a manhã desta quarta-feira, 27. O novo setor foi projetado para tratar todos os tipos de câncer. Para ser atendido no Serviço de Oncologia do hospital, o paciente deve ser encaminhado via Central de Regulação.

A proposta da nova unidade é o atendimento de forma multidisciplinar, incluindo os serviços de oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormonioterapia, entre outras. O setor ainda deve ofertar exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, oncogenética, além de cirurgia.

Para a inauguração do serviço no HRVJ, o governador Elmano de Freitas e a secretária da Saúde Tânia Mara Coelho realizaram uma visita à Unidade, na manhã desta quarta-feira. “Todos os pacientes do Vale do Jaguaribe, que têm diagnóstico ou suspeita de câncer, serão tratados na sua região. Isso acaba com o sofrimento do paciente de ter que se deslocar para Fortaleza”, declarou o chefe do Poder Estadual.

Segundo o gestor, os procedimentos cirúrgicos no local já devem iniciar a partir do começo de outubro. “Nós já estamos marcando esses procedimentos. Há uma sala de cirurgia aqui no hospital específica para a oncologia”, destacou Elmano.

Além da sala de cirurgia exclusiva, a unidade ainda conta com quatro consultórios para triagem e consultas. Também está instalado um Hospital Dia, destinado para infusão de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira. Mensalmente, serão investidos no novo setor cerca de R$ 2,5 milhões.

Conforme declarou Elmano, um dos destaques da ala de oncologia é a parceria com o Instituto Cearense do Câncer (ICC). “Aqui funcionará a quimioterapia e, na necessidade de radioterapia, o Hospital conta com a parceria com o ICC. Será feito o agendamento para que essa pessoa possa fazer radioterapia aqui mesmo”, explicou o gestor.

O ICC será responsável pelos serviços de oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormônioterapia, entre outras. O Instituto, que é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), fará ainda os exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, oncogenética, além de cirurgia.

Conforme informações do ICC, são quatro consultórios para triagem e consultas; uma sala de cirurgia exclusiva; e um Hospital Dia para infusão de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira.

Novas instalações para a Saúde

Segundo a secretária de Saúde Tânia Mara, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe ainda deve receber nos próximos meses uma ala de obstetrícia de alto risco e de pediatria. “Nós temos esses dois serviços dentro do cronograma. A gente tá avaliando quais a gente vai conseguir abrir talvez até ainda até o final do ano, se não no começo do ano”, comentou a gestora.

Já Elmano ainda ressaltou a garantia para a construção de um Hospital Regional do Maciço de Baturité, bem como hospitais do Centro-Sul e da região de Crateús. O gestor, no entanto, não declarou uma previsão para a inauguração das instalações. 

 

Tratamento de câncer: veja quais municípios são beneficiados pela nova unidade

Macrorregião de Saúde do Sertão Central:

Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Litoral leste:

Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.