Homicídio, facção e roubo: 14 detentos fogem do sistema prisional em 24 horas
Um dos fugitivos é apontado pela Polícia por ter a função de "matador" na facção Massa, em Caucaia
14:00 | Set. 19, 2023
Quatorze internos do sistema penitenciário cearense estão foragidos após duas fugas ocorridas em menos de 24 horas nas unidades de Pacatuba e em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Acusados de homicídio, organização criminosa e roubo estão entre os 14 foragidos.
Os registros de fuga ocorreram na Unidade Prisional de Pacatuba e na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga, CPPL VI, ambas na Região Metropolitana de Fortaleza.
Os casos são do domingo, 17, e segunda-feira, 18. No domingo, sete internos fugiram e um deles foi recapturado. Eles fizeram uma corda com lençóis para se evadir.
Na segunda-feira, a fuga aconteceu quando os presos realizavam uma atividade de trabalho na parte externa do presídio.
Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em relação a a unidade da Itaitinga, as equipes, lideradas pelo secretário Mauro Albuquerque, realizam diligências ininterruptas desde a noite da segunda-feira. Pela manhã foi recapturado o interno Rafael de Queiroz Fernandes.
Nos dois casos, a SAP informou que o caso está sob a investigação da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública, que investiga a atuação de policiais penais.
Acusado de ter função de "matador" na facção em Caucaia é um dos foragidos
Francisco Jamerson Alves Barros, conhecido como Chambinho, foi preso em 2022. Ele fugiu da Pacatuba.
A função dele no grupo criminoso seria a de "matador". Entre os homicídios pelos quais é investigado estão o de uma mulher que foi morta na frente dos dois filhos no dia 7 de maio de 2020, em Caucaia.
A investigação mostrou que a "Massa" decretou a morte de Maria Eliete da Silva por acreditar que ela havia ligado para a Polícia e denunciado um comparsa deles que tinha mandado de prisão em aberto.
Chambinho também foi alvo da operação Focus, de 2021, que foi deflagrada para combater as organizações criminosas atuantes em Caucaia.
Caucaia foi alvo de duas tentativas de chacina em menos de 15 dias. Pelo menos sete pessoas foram mortas nas duas ocasiões, sendo um no dia 10 deste mês, em uma rave, em que foram mortas três pessoas e pelo menos outras duas baleadas.
Já na madrugada do último domingo, 17, quatro pessoas foram mortas em uma chácara. Os dois crimes têm relação com disputa entre organizações criminosas.
Entre os foragidos também estão Francisco Edvaldo de Moura, conhecido como "Ricardo do Lala", que em 2012 tentou fugir da Cadeia Pública de Jaguaruana. Na época, os custodiados estavam respondendo por crime de furto.
Também entre os foragidos está Raimundo Natanael Lopes da Silva, conhecido como Nael, que havia sido preso em 2015 suspeito de tentativa de chacina. Três pessoas foram mortas e duas feridas em Maranguape. Ele e mais dois foram presos.
Na fuga da Pacatuba, um dos fugitivos é o Anderson Gonçalves, conhecido como "Piroco", é suspeito de uma série de roubos no município de Crato.
Interno flagrado com aparelho celular
Um preso foi flagrado dentro do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira, em Itaitinga, com um aparelho telefônico. Ele divulgava, por meio das redes sociais, fotografias e a rotina dentro do sistema prisional.
A partir das divulgações, que ocorriam no Instagram, o detento teve suas publicações divulgadas em outras redes sociais. O POVO recebeu a denúncia anexada de publicações de fotografias do interno.
A SAP informou, por meio de nota, que o interno foi identificado e responderá administrativamente. O aparelho celular foi apreendido e encaminhado para a investigação dos dados.
O órgão do sistema penitenciário informou que a entrada do aparelho celular na unidade prisional está sob investigação interna.
Confira a lista dos foragidos do sistema penitenciário
1. Francisco Natanael Alencar Leite
2. Guilherme Florenço Camelo
3. Francisco Jamerson Alves Barros
4. Wilson Sousa Silva
5. Anderson Gonçalves do Santos, conhecido como Piroco
6. Emanuel Gilson do Nascimento Rufino
7. Francisco Edvaldo de Moura
8. Raimundo Natanael Lopes da Silva, Nael
9. Antônio Jonatas Curralinho de Oliveira Lopes
10. Francisco Carlos Sousa do Nascimento, conhecido como Carlinhos Magnata
11. Jeronimo Souza do Nascimento
12. Antônio Edvaldo Souza Silva Júnior
13. João Victor Lourenço Pereira
14. Thiago Ferreira da Silva
Colaborou Lucas Barbosa