Marinha do Brasil lança aplicativo de segurança da navegação; entenda como funciona
Plataforma irá monitorar embarcações em tempo real a partir de sinal do celular
20:55 | Set. 13, 2023
A Marinha do Brasil lançou a plataforma Navseg, um aplicativo de monitoramento em tempo real para garantir a segurança de tripulantes em embarcações. Disponível para instalação desde a última quinta-feira, 7, a ferramenta foi apresentada nesta quarta-feira, 13, na Capitania dos Portos, em Fortaleza.
Com o aplicativo instalado no smartphone, basta realizar o login com os dados utilizados no portal do Governo Federal. Na interface, é possível realizar o cadastro com as informações da embarcação e o roteiro de navegação, informando a previsão de saída e de retorno. Desta forma, o equipamento passa a ser monitorado pela Capitania dos Portos. Em caso de acidentes ou de perda da comunicação para retornar à costa, o aplicativo emitirá alerta e será realizada a busca e salvamento da tripulação.
De acordo com o levantamento estatístico executado pela Marinha, foram registrados 239 acidentes com Embarcações de Esporte e Recreação (EER), em 2022, no Brasil. Já neste ano, o País conta com 128 sinistros com EER. Pensando nisso, o capitão de Mar e Guerra, Anderson Pessoa Valença, pontua que o aplicativo vem como uma iniciativa para promover, especialmente, mais segurança na prática de desportos e atividades de lazer ao mar.
“Voltamos esse aplicativo muito mais para as embarcações de esporte e recreio, pois baseado nas nossas estatísticas percebemos que elas têm o maior número de ocorrências de incidentes relacionados à navegação, de modo que isso despertou a atenção à necessidade uma maneira mais prática de obtermos o posicionamento em tempo real dessas embarcações para que elas possam ir ao mar com mais segurança”, elucida o capitão dos Portos.
Segundo ele, a plataforma trará ainda mais praticidade e celeridade ao processo burocrático de navegar com amparo das autoridades marítimas. Antes, para fazê-lo, era necessário que fosse preenchido um formulário de saída com um plano de viagem a ser entregue de forma presencial na Marinha ou na própria Capitania dos Portos.
“Agora, com o Navseg, isso acabou, pois é possível fazê-lo na palma da mão, com o celular. Assim, passamos a monitorar em tempo real a posição da embarcação e, em caso de algum problema, a gente vai saber onde ela está e podemos fazer a busca e salvamento da forma mais rápida possível”, destaca.
Promoção da segurança aos profissionais da pesca
Quando perguntado sobre o que caracteriza uma navegação segura, o capitão dos Portos elenca alguns critérios para garantir a tranquilidade ao sair para o mar.
“Principalmente, estar com todos os equipamentos de segurança que são previstos para aquele tipo de embarcação; o condutor dela ser habilitado; e a própria embarcação estar regularizada junto à Capitania dos Portos. Estando com essa checklist toda preenchida, você pode se fazer ao mar de uma forma muito mais segura”, enumera.
Ele comenta que o aplicativo deve auxiliar ainda o trabalho de pescadores, que também poderão ter suas embarcações monitoradas com a ferramenta.
“A importância do lançamento se reverte, sobretudo, na segurança da vida humana no mar, esse é o principal ponto. Dentro desse escopo, a Marinha vem promovendo incentivo à economia marítima — considerando que 95% do nosso petróleo e 80% do nosso gás natural é extraído do mar, além de 45% do nosso pescado ser retirado das nossas águas azuis”, diz o capitão Anderson Pessoa Valença.
Também presente na solenidade de apresentação do Navseg, a vice-tesoureira da Colônia Z8 de Pesca e Agricultura de Fortaleza, Maria Cristina Sousa, relata que o aplicativo será de grande ajuda à comunidade pesqueira.
“Principalmente durante esse período de ventos mais intensos, pode acontecer de alguns pescadores saírem ao mar à noite e acabarem não conseguindo voltar. Com o aplicativo em mãos, vamos poder saber onde eles estão e conseguiremos auxiliá-los a regressar”, conta.
Ela sugere ainda que sejam realizados treinamentos com os pescadores das colônias e associações para ajudá-los no manuseio correto da plataforma.
“Seria muito interessante se conseguíssemos treinar os pescadores para manusear o aplicativo de forma eficiente, pois muitos deles não sabem ler ou escrever e acabam saindo ao mar para trabalhar sem a segurança de estarem sendo monitorados”, argumenta Maria.
Serviço
Aplicativo Navseg
Disponível no Google Play Store e na App Store
Download gratuito
Leia mais