Pesquisa da UFC vence prêmio nacional de divulgação científica

Um dos objetivos do estudo foi apresentar possível novo tratamento contra a periodontite

Um trabalho produzido por uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Oral Science de Divulgação Científica, realizado durante a 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO) — evento ocorrido em Campinas de 2 a 5 de setembro.

O estudo, intitulado de "Efeitos da administração sistêmica do kombucha fermentado em chá verde na periodontite experimental em ratos", foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC — a pesquisa foi conduzida pela professora Delane Gondim e pelos estudantes Everton Cavalcante e Mayara Bessera.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A periodontite, um dos objetos de estudo do grupo, pode ser descrita como uma doença inflamatória responsável por comprometer os tecidos de sustentação dos dentes. Neste sentido, os pesquisadores apontaram de que maneira o kombucha — uma bebida produzida por meio de chás que têm leveduras e bactérias —  pode atuar no combate a enfermidade. 

Um dos resultados adquiridos pelo estudo constata que o kombucha foi responsável pela redução da perda óssea e dos parâmetros inflamatórios — não foram observados danos ao fígado e rins. Ademais, notou-se um incremento no número de células responsáveis por produzir o muco que protege o intestino.

 

 

  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UFC prêmio pesquisa educação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar