Chefe de facção de Itapipoca é preso em Ponta Negra, no RN
Expedito Viana de Melo, de 32 anos, era procurado pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) por chefiar organização criminosa em Itapipoca, no interior do Ceará. O homem tinha vínculo com outro chefe de facção, a "Massa", e ex-integrante do Comando Vermelho (CV)Integrante do mesmo grupo criminoso de “Ferrari” — preso no mês de junho em Balneário Camboriú/SC — Expedito Viana de Melo, de 32 anos, também conhecido por “Nego Expedito”, foi encontrado hospedado em uma pousada na cidade de Ponta Negra/RN nessa quinta-feira, 24.
No momento da abordagem, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) afirma que Expedido apresentou um documento falso. Além disso, um carro e dois celulares foram apreendidos pelos agentes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O trabalho da PC-CE observou que o alvo possuía um mandado de prisão em aberto por chefiar uma organização criminosa localizada em Itapipoca, a 139,9 km de Fortaleza.
Assim que virou alvo das investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), Expedido Viana saiu do Ceará para não ser localizado pelas autoridades regionais. Conforme apuração do O POVO, ele estava foragido desde entre o fim de junho.
As investigações mostraram que ele era responsável por tomar decisões importantes, tais como o armazenamento e distribuição de armas, principalmente na região Norte do Ceará. Também tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo.
Com todos os levantamentos e apoio do Departamento de Inteligência (DIP), um mandado de prisão preventiva foi solicitado junto ao Poder Judiciário.
O criminoso foi levado a uma unidade de polícia da região, onde a decisão judicial foi cumprida. Agora, ele aguarda ser recambiado para o Ceará, onde ficará à disposição da Justiça.
Denúncias
Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) mantém um número de WhatsApp para receber denúncias. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.
As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.