Tempo firme e baixa umidade do ar devem prevalecer até o fim de semana no Sul do Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê temperaturas máximas variando entre 35 e 38º Celsius no Sul

06:00 | Ago. 25, 2023

Por: Gabriel Gago
Região do Cariri, parte do Sertão do Inhamuns e Centro-Sul do Estado serão as regiões mais afetadas com as altas temperaturas durante onda de calor (foto: Divulgação/Funceme)

O Ceará deve continuar com predominância de tempo firme na maior parte do Estado neste fim de semana, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Durante o período da tarde, a instituição espera temperaturas máximas entre 35 e 38º Celsius, em determinados municípios da Jaguaribana, do Sertão Central e Inhamuns, do Cariri, da Ibiapaba e do Litoral Norte.

Nessa quinta-feira, 24, o município de Barro, localizado na macrorregião do Cariri, atingiu a maior temperatura do Ceará em agosto deste ano na tarde desta quinta-feira, 24, com 38,6° Celsius. Até então, o recorde mensal havia sido em Jaguaribe, no último dia 6. Na ocasião, foram registrados 38,4º Celsius.

Conforme dados do sistema de monitoramento da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o valor extremo ocorreu por volta das 15 horas. Para tanto, além do pico de temperatura, Barro apresentou amplitude térmica de 16,2º Celsius, pois, no começo do dia, a mínima foi de 22,4º Celsius.

Devido ao efeito de brisa terrestre, chuvas isoladas e passageiras com intensidade fraca podem acontecer no Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém durante o início da manhã desta sexta-feira, 25, e de sábado, 26.

Já em relação às temperaturas mínimas, que devem acontecer durante o período matutino, são previstos valores entre 16º a 19º Celsius nos municípios serranos localizados no Sul e Noroeste do Estado.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, temperaturas máximas devem girar em torno de 32° Celsius e mínimas de até 24º Celsius.

Quanto a velocidade dos ventos, a tendência é de rajadas em torno de 45 km/h na região litorânea do Estado.

Veja as máximas registradas neste período de agosto no Ceará

  • 38.6 - Barro-CE
  • 38.4 - Jaguaribe-CE
  • 37.6 - Jaguaribe - Brum-CE
  • 37.4 - Santa Quitéria-CE
  • 37.4 - Sobral-CE *Dados da Funceme/Inmet*

Veja as mínimas registradas neste período de agosto no Ceará

  • 19.0 - Iguatu-CE
  • 20.0 - Sobral-CE
  • 21.0 - Jaguaribe-CE
  • 23.0 - Quixeramobim-CE
  • 24.0 - Morada Nova-CE *Dados da Funceme/Inmet*

Diminuição da umidade do ar no Sul do Estado

Com o tempo estável e temperaturas mais elevadas projetados pela Funceme, o Ceará passará por uma diminuição na umidade do ar, especialmente na região Sul, até este sábado, 26. 

Durante a tarde, o Sul do estado (região do Cariri, Sul da Jaguaribana e Sul do Sertão Central e Inhamuns) deve apresentar umidade relativa mínima entre 15 a 25%, enquanto que no Norte é previsto valores superiores a 40%, principalmente nos municípios próximos à faixa litorânea.

Para tanto, no período da tarde dessa quinta, Iguatu e Sobral chegaram a 19% e 20%, respectivamente.

A previsão da Funceme indica que as áreas sob condições mais críticas são o Cariri e o sul das macrorregiões Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns.

Ao O POVO, o meteorologista Frank Baima explica que tal fator é comum nesta época do ano no centro Sul por conta do afastamento da região e o corpo hídrico — que é o Oceano Atlântico. "É natural. Na vida do cearense, isso soa até normal. Em agosto e setembro, com chuva abaixo de 10 milímetros (mm), há bastante radiação chegando na superfície, e estamos próximo a linha do Equador, então também tem o fator continentalidade", ensina.   

Ele também conta que, "em dias com céu limpo, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade por não ter a presença de nuvens para bloquear a passagem. Já à noite, também em dias com poucas nuvens, a radiação dissipada da superfície se perde com mais facilidade, o que deixa o ambiente com uma menor temperatura". 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor ideal para a umidade do ar é acima de 60%. Níveis entre 31% e 40% são considerados estado de observação, 21% a 30% representa atenção, de 12% a 20% é decretado alerta, e abaixo de 12% é considerado estado de emergência.

A entidade recomenda à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e é importante ingerir muita água, para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.