UFC: Consuni cria Pró-Reitoria de Cultura e aprova refiliação à Andifes
Oito pró-reitores da Universidade Federal do Ceará foram aprovados em reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada ontemO Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) se reuniu na tarde, ontem, em sua primeira sessão ordinária na nova gestão. Dentre as principais pautas discutidas, estão a aprovação do nome de oito pró-reitores, a criação da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e a refiliação da UFC à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O novo reitor da universidade, professor Custódio Almeida, e a nova vice-reitora, professora Diana Azevedo, iniciaram o mandato do período 2023–2027 nessa segunda-feira, 21.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Eles deram início ao exercício do gestão, oficialmente, no último domingo, 20, conforme decreto de nomeação publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 3 de agosto, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Segundo Diana, a reunião permitiu "estabelecer as bases necessárias para os trabalhos que já se iniciaram das pró-reitorias". Segundo ela, o ponto alto do encontro foi a aprovação por unanimidade e com aclamação do retorno da UFC à Andifes. "O sentimento geral é de muita esperança e muita alegria por começar essa gestão", disse.
A primeira pauta da reunião foi a aprovação da lista de pró-reitores nomeados pelo reitor: José de Paula Barros Neto (Relações Interinstitucionais); Bruno Anderson Matias da Rocha (Assistência Estudantil); Bernadete de Souza Porto (Extensão); Marilene Feitosa Soares (Gestão de Pessoas); Davi Romero de Vasconcelos (Graduação); Regina Célia Monteiro de Paula (Pesquisa e Pós-Graduação) e João Guilherme Nogueira Matias (Planejamento e Administração).
Após serem referendados, o reitor deu posse a todos os pró-reitores, tornando-os conselheiros efetivos.
Em seguida, foi aprovada por unanimidade a criação da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) seguindo a tendência nacional, na qual a cultura volta à pauta pública. O nome do professor Sandro Thomaz Gouveia para o cargo de Pró-Reitor de Cultura foi acatado pelo conselho sem objeções.
"Com a pró-reitoria, a universidade vai conseguir sistematizar um viés que ela já tinha com os equipamentos culturais. Nosso reitor Custódio traz a pró-reitoria nessa perspectiva. A gente consegue, com isso, ampliar essa ação com a interiorização, a busca de trazer os saberes populares para a universidade", afirma Sandro.
A última pauta discutida foi a refiliação da UFC à Andifes, aprovada pelos conselheiros. A Universidade havia deixado a entidade em julho de 2021, em decisão sem chancela dos conselhos superiores. Custódio criticou a saída, que, segundo ele, "culminou em isolamento político".
"Já conseguimos nesse período de transição recursos que vão nos ajudar a começar muito bem. Obras, por exemplo a residência estudantil do Benfica, que está parada há muitos anos e vai ser retomada. A central analítica do Campus do Pici, que vai ser concluído o novo prédio", avalia o novo reitor da UFC.
No Interior, ele cita a conclusão de prédio que vai obrigar quatro cursos em Sobral; entrega de teatro em Itapajé; além de bloco de laboratórios, restaurante, quadra esportiva e biblioteca em Crateús.
"É um início promissor e a gente espera que a recomposição do orçamento das universidades nos ajude a resolver problemas de infraestrutura, renovar o nosso parque de computadores, projetores, microscópios. A gente quer dar melhores condições para que a nossa universidade trabalhe, porque a competência existe, a disposição existe", prospecta Custódio.
UFC: cerimônia de posse do novo reitor será realizada nesta sexta, 25
A cerimônia de posse do novo reitor e da vice-reitora, que encerra o rito de investidura oficial nos cargos, será realizada na próxima sexta-feira, 25, na Concha Acústica da Reitoria, localizada no bairro Benfica.
O evento terá início às 17 horas com um momento cultural, seguido da solenidade oficial, às 18 horas, e contará com a presença do ministro Camilo Santana, de secretários e assessores do Ministério da Educação (MEC) e de outras autoridades.
A posse, que normalmente se dá em Brasília, vai ocorrer na UFC em uma exceção acordada junto ao MEC, garantindo a participação de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos, colaboradores terceirizados da UFC e de outros públicos.