UFC: Consuni cria Pró-Reitoria de Cultura e aprova refiliação à Andifes

Oito pró-reitores da Universidade Federal do Ceará foram aprovados em reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada ontem

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) se reuniu na tarde, ontem, em sua primeira sessão ordinária na nova gestão. Dentre as principais pautas discutidas, estão a aprovação do nome de oito pró-reitores, a criação da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e a refiliação da UFC à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O novo reitor da universidade, professor Custódio Almeida, e a nova vice-reitora, professora Diana Azevedo, iniciaram o mandato do período 2023–2027 nessa segunda-feira, 21. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Eles deram início ao exercício do gestão, oficialmente, no último domingo, 20, conforme decreto de nomeação publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 3 de agosto, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Segundo Diana, a reunião permitiu "estabelecer as bases necessárias para os trabalhos que já se iniciaram das pró-reitorias". Segundo ela, o ponto alto do encontro foi a aprovação por unanimidade e com aclamação do retorno da UFC à Andifes. "O sentimento geral é de muita esperança e muita alegria por começar essa gestão", disse. 

A primeira pauta da reunião foi a aprovação da lista de pró-reitores nomeados pelo reitor: José de Paula Barros Neto (Relações Interinstitucionais); Bruno Anderson Matias da Rocha (Assistência Estudantil); Bernadete de Souza Porto (Extensão); Marilene Feitosa Soares (Gestão de Pessoas); Davi Romero de Vasconcelos (Graduação); Regina Célia Monteiro de Paula (Pesquisa e Pós-Graduação) e João Guilherme Nogueira Matias (Planejamento e Administração).

Após serem referendados, o reitor deu posse a todos os pró-reitores, tornando-os conselheiros efetivos.

Em seguida, foi aprovada por unanimidade a criação da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) seguindo a tendência nacional, na qual a cultura volta à pauta pública. O nome do professor Sandro Thomaz Gouveia para o cargo de Pró-Reitor de Cultura foi acatado pelo conselho sem objeções. 

"Com a pró-reitoria, a universidade vai conseguir sistematizar um viés que ela já tinha com os equipamentos culturais. Nosso reitor Custódio traz a pró-reitoria nessa perspectiva. A gente consegue, com isso, ampliar essa ação com a interiorização, a busca de trazer os saberes populares para a universidade", afirma Sandro.

A última pauta discutida foi a refiliação da UFC à Andifes, aprovada pelos conselheiros. A Universidade havia deixado a entidade em julho de 2021, em decisão sem chancela dos conselhos superiores. Custódio criticou a saída, que, segundo ele, "culminou em isolamento político".

"Já conseguimos nesse período de transição recursos que vão nos ajudar a começar muito bem. Obras, por exemplo a residência estudantil do Benfica, que está parada há muitos anos e vai ser retomada. A central analítica do Campus do Pici, que vai ser concluído o novo prédio", avalia o novo reitor da UFC.

No Interior, ele cita a conclusão de prédio que vai obrigar quatro cursos em Sobral; entrega de teatro em Itapajé; além de bloco de laboratórios, restaurante, quadra esportiva e biblioteca em Crateús.

"É um início promissor e a gente espera que a recomposição do orçamento das universidades nos ajude a resolver problemas de infraestrutura, renovar o nosso parque de computadores, projetores, microscópios. A gente quer dar melhores condições para que a nossa universidade trabalhe, porque a competência existe, a disposição existe", prospecta Custódio. 

UFC: cerimônia de posse do novo reitor será realizada nesta sexta, 25

A cerimônia de posse do novo reitor e da vice-reitora, que encerra o rito de investidura oficial nos cargos, será realizada na próxima sexta-feira, 25, na Concha Acústica da Reitoria, localizada no bairro Benfica.

O evento terá início às 17 horas com um momento cultural, seguido da solenidade oficial, às 18 horas, e contará com a presença do ministro Camilo Santana, de secretários e assessores do Ministério da Educação (MEC) e de outras autoridades. 

A posse, que normalmente se dá em Brasília, vai ocorrer na UFC em uma exceção acordada junto ao MEC, garantindo a participação de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos, colaboradores terceirizados da UFC e de outros públicos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ufc consune conselho universitario pro-reitoria

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar