Quatro meses após a quadra chuvosa, Ceará tem açude com capacidade máxima
No mesmo período do ano passado, oito reservatórios estavam com volume máximoQuatro meses após o fim do quadra chuvosa, o Ceará ainda tem um açude sangrando: o reservatório de Germinal, localizado no município de Palmácia, a 66 km de Fortaleza. No mesmo período do ano passado, oito reservatórios estavam com volume máximo. Os dados são do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Metodologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Em abril deste ano, no entanto, o Estado chegou a ter 48 açudes com volume máximo. Mais do que o dobro de 2022, quando 20 açudes verteram. Veja o gráfico com o comparativo dos volumes:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nesta quarta-feira, 23, outros 45 açudes estão com o volume de armazenamento acima dos 90%. O Estado possui 157 barragens, monitoradas pela Cogerh, que, somados, possuem uma capacidade de aproximadamente 18.559 hectômetros cúbicos (hm³). O volume atual está em 8.745 hm³, o que representa um volume de água armazenado em torno de 47,2%. Um hectômetro cúbico equivale a 1 bilhão de litros.
Entre os três maiores açudes do estado, Orós é o que está na melhor situação. Tem 62,94% da capacidade. O Castanhão, maior reservatório do Ceará, tem 29,38% e Banabuiú está com 40,97%.
Atualizado às 21h55min