13 mil detentos do sistema prisional do Ceará participam do Encceja 2023
A prova será aplicada nos dias 17 e 18 de outubro e dá a oportunidade do detento receber certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio além da oportunidade de ingresso no ensino superiorA edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL) terá a participação de 13 mil detentos do sistema carcerário do Ceará. A avaliação permite que os internos tenham a chance de concluir seus estudos no ensino fundamental e médio.
A participação no Encceja é voluntária, gratuita e contempla jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada, que para o ensino fundamental é de no mínimo 15 anos e para o ensino médio é de no mínimo 18 anos completos na data da realização do exame. O número representa 61,47% da população carcerária do Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro e aplicadas em 29 unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e interior do Ceará. No total, 9.214 inscritos farão o exame para a prova do Ensino Fundamental e 3.786 inscritos farão o exame para o Ensino Médio.
Leia mais
Realizado nos turnos da manhã e da tarde, o exame é dividido em quatro provas com um total de 120 questões. Para garantir o certificado, o interno precisa conseguir 100 pontos em cada área do conhecimento e, no mínimo, cinco pontos na redação, complementarmente à nota mínima das matérias de cada módulo.
Caso obtenha aprovação, o candidato garante seu certificado de conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio e tem ainda o direito a diminuição de sua pena, que varia de acordo com o sua pontuação. Conforme Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça. No Ensino Fundamental, a pena é reduzida em 177 dias e no Ensino Médio, a pena é reduzida em 133 dias. Além da certificação, o detento tem a oportunidade de ingresso no ensino superior.