Colação de Grau da UFC continua a ocorrer de forma remota após três anos; estudantes lamentam
O evento é realizado de maneira virtual, cumprindo portaria estabelecida em 2020A Universidade Federal do Ceará (UFC) continua a realizar de forma virtual os eventos de Colação de Grau para os estudantes que concluíram as suas graduações. Cerimônia via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi estabelecida pela Portaria nº 172/2020, durante a pandemia da Covid-19. Porém, com a diminuição dos casos da infecção e o retorno das atividades, alguns alunos lamentam o modelo remoto.
Nessa terça-feira, 8, colaram grau os graduados no semestre de 2023.1. Os egressos contam sentir falta de um evento presencial para comemorar a conclusão dos cursos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
João Gonçalves, 23, concludente do curso de Engenharia Mecânica da UFC no semestre 2022.2, afirma ter esperado a realização da Colação de Grau da forma tradicional. De acordo com ele, após meses sem que os estudantes tivessem contato direto com a instituição, a efetivação de uma cerimônia de encerramento seria importante.
“Sempre considerei o momento de finalização da graduação muito importante. No meu caso, tive de marcar horário para realizar a minha assinatura digital. Não existiu nenhum tipo de cerimônia. Foi bem triste. Estávamos em um processo de voltar à instituição. Me senti apenas como mais um número”, aponta o egresso.
Ainda para João, a cerimônia de conclusão representaria um importante momento para sua família e amigos — o discente ainda grifa ter pensado no momento da Colação assim que iniciou a sua caminhada no ensino superior.
“Penso que o evento seria necessário para coroar uma conquista minha e da minha família. É uma pena, até porque a UFC tem espaços lindos, como a própria Concha. Sempre via as celebrações de anos anteriores, imaginando quando chegaria a minha vez. Infelizmente, não foi possível”, destaca João.
Já Alberto Oliveira, 25, também egresso do curso de curso de Engenharia Mecânica, sublinha ter sentido falta da realização de um evento em que ele e sua família pudessem desfrutar juntos.
“Não houve um momento para que a família pudesse prestigiar a graduação do estudante. Então, de certa forma, fomos lesados nessa questão. Geralmente, essa cerimônia é um marco interessante para que a família participe”, diz Alberto.
Tayssa Nobre, 21, concluiu o curso de Biblioteconomia em janeiro deste ano. “A realização da cerimônia, como era feito antes, trazia todo um imaginário para os alunos da graduação. É um momento importante para a conclusão dessa etapa. Senti falta, sim, de algo presencial”, afirma.
Em nota, a UFC informou que a Portaria nº 172/2020 segue recomendação do Ministério da Educação (MEC) exposta há três anos, a qual permitiu a substituição das aulas presenciais por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais.
A última Colação de Grau presencial feita na instituição foi realizada em janeiro de 2020, antes do registro dos primeiros casos de Covid-19 no Estado. Ao ser questionada sobre a possibilidade de retorno presencial, a Universidade respondeu apenas que, no momento, não há definição sobre mudança de formato.