Ceará chega ao quinto mês consecutivo com redução no número de homicídios
Julho último teve 242 assassinatos, diminuição de 5,8% em comparação com o mesmo mês do ano passadoO mês de julho foi mais um a registrar redução de homicídios no Estado. No mês passado, ocorreram 242 assassinatos, 5,8% a menos que o registrado em julho do ano passado. Trata-se do quinto mês consecutivo de redução no número de homicídios no Estado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 9, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)
Os resultados de julho foram melhores em Fortaleza, onde ocorreram 59 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em julho. No ano passado, julho havia tido 68 CVLIs — redução de 13,2%. Os CVLIs reúnem homicídios doloso, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Também houve redução em julho nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). “Enquanto em julho de 2022 foram registrados 76 casos, no mesmo período em 2023, foram 65 ocorrências na RMF”, divulgou a SSPDS.
A pasta destacou que Fortaleza teve uma diminuição de 25,6% de assassinatos entre janeiro e julho. Neste ano, já foram registrados 386 CVLIs na Capital, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram 519 casos.
O Estado também registrou redução no mesmo período. Neste ano, foram 1.629 homicídios entre janeiro e julho, 6,3% a menos que nos sete primeiros meses de 2022.
Por meio de press-release, o titular da SSPDS, Samuel Elânio, destacou o uso das estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) para orientar o trabalho policial e ferramentas tecnológicas e de inteligência como tendo influenciado positivamente os indicadores.
O secretário ainda destacou ações que já foram anunciadas e que irão, quando implementadas, somar-se a esses esforços. São os casos do chamamento de mais 700 aprovados no concurso da Polícia Civil e o concurso que deve ser feito "em breve" pelo Corpo de Bombeiros. Também foi citado o interesse de estender para todos os estados nordestinos o acordo de cooperação com a Paraíba, que está sendo formatado.
"Somando tudo a isso, queremos cada vez mais buscar uma redução desses índices, seja de crimes violentos, seja de crimes patrimoniais", afirmou Elânio. "A tendência é que cada vez mais consigamos trazer mais tranquilidade e segurança para a população cearense".
A SSPDS ainda não divulgou os dados detalhados de homicídios por regiões do Estado em julho, assim como os números de intervenção policial.
Quais os municípios mais e menos violentos do Ceará?
No sábado, 5, O POVO publicou reportagem que mostra os números de homicídios em cada um dos 184 municípios cearenses neste ano, com dados de até 20 de julho. Trinta e um municípios cearenses não haviam registrado homicídios neste ano, com destaque para Baixio (Centro-Sul do Estado), onde não ocorre homicídio desde 2013.
Em números absolutos, os cinco municípios mais violentos do Estado no período foram: Fortaleza (357), Caucaia (114), Maracanaú (83), Juazeiro do Norte (40) e Maranguape (39).
Já em relação à população, as maiores taxas foram: São João do Jaguaribe (136,63 homicídios por 100 mil habitantes), Ibicuitinga (103,35), Guaiúba (70,19), General Sampaio (44,55) e Miraíma (42,26).