Polícia Civil do Ceará recebe armamento pesado para combater facções criminosas
Em setembro deste ano, o Governo do Ceará irá realizar a integração da Polícia Civil, com Militar, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros, a fim de impulsionar o combate contra o crime organizadoCom o objetivo de modernizar o trabalho das forças de segurança, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) recebeu, do Governo do Ceará, 150 submetralhadoras automáticas MPX calibre 9×19, da marca alemã SIG Sauer, nesta terça-feira, 8. A entrega dos equipamentos aconteceu na sede da PC-CE, em Fortaleza.
A priori, o armamento será utilizado para a realização de operações policiais, cumprimento de ordens judiciais, mandados de prisão, entre outras ações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assegura que todos os profissionais estão qualificados e capacitados, por meio de treinamentos, para utilização das submetralhadoras. Além disso, o gestor diz que os aprendizados serão repassados para as novas gerações de policiais cearenses.
"Nossa polícia precisa ter os melhores equipamentos e, dessa maneira, nós estamos fortalecendo instituição. Isso está acompanhado do fortalecimento do nosso trabalho de inteligência [e] de integração das nossas forças”, continua.
O governador também reforça que as facções criminosas estão cada vez mais poderosas e mais bem armadas. Haja vista a problemática, os policias civis estariam em situação de vulnerabilidade perante os infratores.
Outra medida estabelecida pelo Governo Estadual para o segundo semestre de 2023 é a integração da a Polícia Civil para com a Polícia Militar do Ceará (PC-CE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a fim de garantir maior segurança aos cidadãos.
Para reduzir o índice de criminalidade no Estado, Elmano voltou a bater na tecla do acompanhamento do programa "Preview", que dará oportunidade ao jovem da periferia à universidade, para que os nossos jovens possam ingressar no ensino superior.
O secretário de Segurança Pública estadual, Samuel Elânio, complementa a fala do governador dizendo que a escolha do armamento foi feita por instrutores de tiro capacitados. "Estes instrutores estão capacitados para difundir o conhecimento e a própria academia estadual de segurança pública ajudará nesta capacitação dos profissionais".
Nos planos da gestão, a expectativa é inserir 700 novos policias civis até outubro deste ano.
Márcio Gutiérrez, delegado geral da Polícia Civil, afirma que a mudança garante mais segurança no cumprimento das missões.
Segundo o delegado, o aumento do trabalho da inteligência da Policia Civil foi de 40% no primeiro semestre das chamadas prisões qualificadas, e traduz um resultado melhor da atuação da Polícia Civil. (Com informações de Gabriel Damasceno, especial para O POVO)