MEC e Defesa estudam instalação de unidade do ITA no Ceará em 2025
Equipamento deve ser implantando na antiga Base Aérea de Fortaleza. Acordo de cooperação técnica para estudos preliminares foi assinado nesta sexta-feira, 4, em BrasíliaOs ministérios da Educação e da Defesa fizeram acordo de cooperação técnica nesta sexta-feira, 4, em Brasília, para elaboração de estudos preliminares para a criação de uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Equipamento deve ser implantando na antiga Base Aérea de Fortaleza. O POVO apurou que a previsão de instalação é para 2025, quando a instituição completa 75 anos.
Uma média de 40% dos estudantes aprovados para ingresso na instituição são de escolas do Ceará. A implantação da unidade foi pensada considerando esse alto índice de aprovação, além da infraestrutura já existente da Força Aérea Brasileira.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Acordo de Cooperação Técnica, assinado por Camilo Santana, do MEC, e José Múcio Monteiro Filho, da Defesa, busca desenvolver soluções na área de ensino superior, científico e tecnológico, permitindo avaliar conjuntamente a implantação da unidade do ITA no Ceará. Para isso, será realizado um levantamento de dados necessários à execução do projeto, incluindo patrimoniais, financeiros, orçamentários, legais e de pessoal.
"O termo de cooperação técnica foi construído a várias mãos, entre os dois ministérios, para que seja realizado um estudo de viabilidade e infraestrutura. Esse passo é importante e oficializa a parceria entre os dois ministérios", explicou Camilo Santana.
De acordo com o Ministro da Educação, após a conclusão do estudo técnico, o trabalho será apresentado ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que fará o anúncio oficial da iniciativa. Estudo deve durar até 60 dias.
Para o ministro da Defesa, a assinatura é a materialização de um desejo antigo da aeronáutica e que proporcionará uma descentralização das oportunidades. "É uma forma de descentralizarmos as oportunidades da Educação, levar a Ciência para outros cantos do território", afirmou José Múcio Monteiro. Segundo ele, o projeto é um "sonho antigo" e "será um grande feito para o Nordeste brasileiro".
Nos próximos dias, os dois ministérios vão designar representantes institucionais para coordenar a execução do acordo. Serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica; e cinco representantes do MEC, dois deles do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A proposta visa aprofundar estudos e levantamentos técnicos visando a definição da estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia. Estiveram presentes na assinatura Elmano de Freitas, governador do Ceará; a senadora Augusta Brito (PT-CE); e a Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, dentre outros nomes.
Sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica, localizada na cidade de São José dos Campos, São Paulo. A Instituição, criada por um cearense, é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos.
Com informações de João Paulo Biage, corresponde do O POVO em Brasília