Cirurgias eletivas: Ceará realizou 28 mil procedimentos até agosto
A expectativa da Secretaria de Saúde (Sesa) é realizar cerca de 45 mil atendimentos até o fim do ano
17:43 | Ago. 03, 2023
A plataforma do IntegraSUS disponibilizou dados em tempo real de cirurgias eletivas. De acordo com o balanço, neste ano foram realizados 28 mil procedimentos no Ceará até esta quinta-feira, 3 de agosto.
A fila congelada mostra que, até o dia 31 de janeiro de 2023, 68.107 pacientes aguardavam atendimento. A fila de espera, hoje, foi reduzida para 26.500. O número equivale a 60% menos do que em relação aos dados do começo do ano.
As maiores demandas são cirurgia-geral, ortopedia e traumatologia, ginecologia, oftalmologia e urologia, de acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).
Até o fim deste ano, a expectativa do órgão estadual juntamente com o Governo Estadual e Federal é reduzir a fila, tendo como foco a celerididade.
Durante transmissão para divulgar os dados, a secretária da saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, fala da importância de mais unidades hospitalares credenciadas no sistema. "Já cadastramos mais de 60 hospitais, mas ainda estamos buscando novas unidades”, afirma.
Apesar da tentativa de abranger toda a parcela da população cearense, 13.139 pacientes ainda não conseguiram ser contactados por conta de falhas cadastrais.
Além disso, Tânia revela que 2.600 pacientes — dos 13 mil — já realizaram os procedimentos cirúrgicos e não havia sido computado.
Por conta destes obstáculos, ainda conforme a secretária, o apoio por parte das pessoas que ainda não realizaram ou não atualizaram o cadastro é importante. “O sucesso do nosso programa vai depender de vocês”, afirma a titular.
Também está em andamento, no Estado, um plano do Governo Federal para a realização de 15.900 cirurgias. O Plano Estadual era realizar cerca de 29 mil procedimentos. A execução dos dois planos possibilitará, que, aproximadamente, 45 mil cirurgias sejam feitas.
Serviço
Para realizar o cadastro, basta ligar para a Central Eletrônica da Sesa, por meio do número: 0800 280 5110, ou acessar o aplicativo Ceará App.