Pele de tilápia está sendo utilizada em cães e gatos que passaram por cirurgia
Animais foram submetidos a cirurgia de córnea por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará
09:42 | Jul. 01, 2023
A pele de tilápia está sendo usada como curativo na recuperação de cães e gatos que foram submetidos a cirurgia de córnea por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mais de 400 animais já passaram pelo procedimento, com bons resultados obtidos.
A cirurgia de córnea é normalmente realizada em cães das espécies shih-tzus, pugs, lhasas e bulldogs — essas raças sofrem com uma alteração no crânio que faz com que desenvolvam problemas respiratórios e oculares com mais frequência.
A cirurgiã veterinária Mirza Melo, responsável por realizar a pesquisa em seu mestrado, afirma que a utilização da pele de tilápia pelos pesquisadores do programa já alcançou bons resultados, como o restabelecimento pleno da visão nos animais.
“Optamos por trabalhar com cães e com lesões graves na córnea de cães. Trabalhamos com lesões mais graves, que podiam levar o animal à cegueira. No começo da pesquisa, não sabíamos como essa matriz iria se comportar em um ambiente ocular. Conseguimos identificar características surpreendentes”, apontou Mirza.
A veterinária ainda pontua que, embora consolidado na medicina humana, a utilização da pele de tilápia na medicina veterinária é tímida — seu uso, prossegue, deverá ser melhor realizado em um futuro próximo.
Leia mais
-
Avião Solidário: pele de tilápia do Ceará recebe tratamento em São Paulo para uso medicinal
-
Tamanduá-bandeira recebe tratamento com pele de tilápia nas patas queimadas pelo fogo no Pantanal
-
Pesquisa cearense sobre pele de tilápia é grande vencedora de prêmio nacional; relembre a trajetória do estudo
Atualizado em 3/7/2023, às 18 horas