Trio é preso suspeito de aplicar golpe usando o nome do Detran

Prisões aconteceram nessa sexta-feira, 16, durante operação "Hemera"

Dois homens e uma mulher foram presos por agentes da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), durante a operação “Hemera”, deflagrada na manhã da última sexta-feira, 16, no Ceará, Piauí e São Paulo.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o trio faz parte de um grupo suspeito de praticar crimes de estelionatário e lavagem de dinheiro, utilizando o nome do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As investigações foram coordenadas pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), unidade especializada da Polícia Civil do Ceará vinculada ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), após denúncias realizadas pelo Detran.

De acordo com investigações da Polícia, os dois homens, identificados como Ricky Wesley Jorge dos Santos, de 36 anos, e Francisco Gomes da Silva Neto, aproximavam-se de possíveis compradores de veículos dizendo prestar serviços para o Detran, oferecendo carros com valores abaixo dos de mercado.

A justificativa que eles davam aos compradores era a de que os automóveis tinham esse preço por serem oriundos de leilões feitos pelo Detran. Após conquistar a confiança dos compradores com a primeira aquisição, eles informavam que tinham outros veículos como Evoque, Hilux ou Corola, por exemplo.

Após efetuarem o depósito para a suposta compra dos veículos, os criminosos não entregavam o automóvel. O Detran acionou a Polícia Civil, que abriu procedimento para investigar o caso, realizando várias diligências e oitivas.

Foram solicitados mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar à Justiça. As solicitações foram deferida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e cumpridas com apoio das polícias civis do Piauí e São Paulo.

Já a mulher, identificada como Mayana Viana Germano, de 21 anos, foi presa em Madalena, a 189,9 km de Fortaleza. Com Mayana os policiais encontraram munições de calibre .380, resultando, além do cumprimento de ordem judicial, por posse ilegal de arma de fogo.

Durante a ação dos policiais, foram apreendidos celulares, documentos de veículos, cópias de contratos de compra e venda de automóveis, uma motocicleta e um veículo Jeep Renegade.

Além da prisão, a justiça também autorizou o bloqueio de contas-correntes dos suspeitos e a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, para tentar identificar outros integrantes do grupo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

golpe detran ceará segurança pública crime ceará operação hemera

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar