Tradição cultural cearense é foco do 13º Encontro Sesc Povos do Mar

Uma exposição flutuante em alto mar, com 55 jangadas, será realizada durante abertura do evento

08:44 | Jun. 15, 2023

Por: Carlos Enrique Correia
Jangadas vão partir da Enseada do Mucuripe, no dia 18 de junho, para exposição na Capital (foto: Viktor Braga/Divulgação Sesc)

Como forma de homenagear rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras, o Encontro Sesc Povos do Mar vai promover, de 18 a 22 de junho, a sua 13ª edição em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O evento vai contar com a presença de 200 comunidades do litoral de 25 municípios cearenses, e serão debatidos temas sobre práticas inerentes à cultura local. Os encontros serão sediados no Sesc Iparana Hotel Ecológico.

Para a abertura do evento, vai ser realizada, durante a manhã, a exposição flutuante Aquavelas, na Capital. As 55 jangadas que constituem o espetáculo devem partir da Enseada do Mucuripe, às 7 horas, em direção ao Mercado dos Peixes. No período da noite, Geraldo Azevedo vai fazer um show para todos os presentes no Sesc Iparana Hotel Ecológico. 

Em comunicado, o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão, afirma que a exposição móvel em alto mar tem sido importante para que a população da cidade continue conectada com a sua tradição.

“É uma tradição que vem sendo construída com os jangadeiros e os artistas, um momento importante de efervescência cultural, de uma exposição móvel pelo mar. Através do Aquavelas, o Sesc faz a ponte entre esses pintores que têm uma trajetória histórica, com os jangadeiros da Vila do Mar e do Mucuripe. É um momento de conexão, de intercâmbio e de formatação para a cidade de uma exposição visual que se derrama no mar de Fortaleza”, aponta.

Também em nota, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, aponta que o encontro pode fazer com que tradições cearenses possam ser evocadas e transmitidas para outros públicos.

“O Encontro Sesc Povos do Mar contribui para manter viva a cultura das comunidades litorâneas. Não somente na realização do evento em si, mas também através ações permanentes que o Sistema realiza ao longo do ano. Além de celebrar toda a sabedoria, história e legado das rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras, o evento é também um reconhecimento e valorização dos talentos da nossa gente”, pontua Luiz Gastão.

Abertura do evento

  • Exposição Flutuantes Aquavelas

Horário: 7 horas

Local: Enseada do Mucuripe com destino a Vila do Mar

  •  Cortejo

Horário: 17 horas

Local: Hotel Ecológico Sesc Iparana - Caucaia

  •  Abertura - Show do Cantor Geraldo Azevedo

Horário: 18 horas

Local: Hotel Ecológico Sesc Iparana - Caucaia