Tauá registra maior chuva das últimas 24h no Ceará; veja previsão

Volumes se concentraram no Sertão Central e Inhamuns, que registrou 18 municípios com chuva. Veja previsão do tempo para esta segunda-feira, 1º

O município de Tauá, a 347 quilômetros de Fortaleza, registrou o acumulado de 48,3 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 24 horas. A cidade, localizada no Sertão Central e Inhamuns, teve a maior precipitação do Ceará até as 9h19min desta segunda-feira, 1º, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Canoagem na orla: passeios atraem amantes do remo e reforçam preocupação com segurança; ENTENDA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Hidrolândia, a 259 quilômetros da Capital cearense, e Tarrafas, a 440 quilômetros, registraram 40 milímetros (mm) de chuvas, cada um. Conforme a Funceme, choveu em 72 dos 86 municípios informados. A região do Sertão Central e Inhamuns registrou o maior número de cidades com chuva, com 18 localidades. 

Para esta segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho, a previsão é de ocorrências isoladas ao longo de todo o Estado, segundo a Funceme. O céu deve variar de parcialmente nublado a poucas nuvens nas oito macrorregiões, com maior possibilidade de chuvas para as regiões Cariri, Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns. As demais localidades devem ter precipitações.

Os dados da Funceme preveem céu variando de nublado a parcialmente nublado nesta terça, 2, e quarta-feira, 3, com altas chances de chuvas isoladas em todas as macrorregiões. O órgão explica que a razão das chuvas vem do avanço nas áreas de instabilidade vindas do leste nordestino. Há influência de fatores locais, como atuação do sistema de brisa, calor, umidade e interação dos ventos com o relevo.

Chuva quebra parede de açude em Maranguape; prefeitura refaz barragem; SAIBA MAIS

Chuvas no Ceará: reservatórios atingem metade da capacidade

As fortes chuvas dos quatro primeiros meses do ano ajudaram a recuperar o volume dos reservatórios cearenses, perdido nos últimos anos. Nesse domingo, 30, o Estado atingiu 50% de sua capacidade, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Mais de 70 açudes já sangraram em 2023.

Apesar de considerar a situação atual “confortável”, o órgão destaca a importância de manter a cautela. “Precisamos ter parcimônia, pois o Ceará é irregular na distribuição de chuvas, e essa água deve ser armazenada para garantir os anos seguintes”, afirmou Robério Monteiro, secretário dos Recursos Hídricos.

Atualizado às 10 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva chuvas previsão do tempo chuvas no ceará tauá hidrolândia tarrafas funceme dia do trabalho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar