Corpo de Bombeiros do Ceará realiza torneio de cães de resgate

Competição conta com provas que avaliam a habilidade dos cães e simulam o cenário de uma ocorrência real

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou, nesta quarta-feira, 26, o 1º Torneio de Cães de Resgate, realizado na sede da Companhia de Busca com Cães (CBCães), no bairro José Walter, em Fortaleza.

Próximo ao Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate — comemorado anualmente no último domingo de abril —, a corporação promoveu a primeira edição da competição que busca testar e avaliar as habilidades dos animais de resgate.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Atualmente, 12 binômios (cão e condutor) fazem parte do CBCães e já participaram de operações de busca, como no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, e no rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais.

De acordo com o capitão Eliomar Alves, comandante da Companhia, o torneio tem como principal objetivo aplicar o que é realizado nos treinamentos. Com base no que é feito na prova da certificação nacional, o torneio foi dividido em três etapas.

Primeiro, foi realizada a prova de obediência e destreza, composta por dez exercícios que testam o controle do condutor sobre o cão, como andar com o animal sem a guia e a realização de comandos, com obstáculos que simulam um cenário de desastre.

O torneio também conta com duas provas de busca. Uma delas é a caixa de indicação, em que três caixas são dispostas, e o animal deve acertar em qual das caixas a vítima está, sem conseguir visualizá-la. 

A última prova ocorrerá na tarde desta quarta-feira, 26, na fazenda Terra na Veia, em Maracanaú. No local, será simulada uma ocorrência envolvendo uma pessoa desaparecida na mata. Com uma contagem de tempo, o cão também terá que encontrar a vítima, mas, desta vez, em uma busca rural.

“Neste mês, nos 20 primeiros dias de abril, a gente atendeu 25 ocorrências de pessoas desaparecidas em ambiente rural. Nós também atendemos as instituições de segurança pública, Polícia Militar e Polícia Civil, principalmente, na ocultação de cadáver. Esse tipo de ocorrência é a mesma do deslizamento, que a gente foi em Petrópolis, Brumadinho, Pernambuco, em que somente o cão consegue identificar onde a vítima está enterrada”, pontuou Eliomar.

A Companhia também planeja realizar outras edições do torneio, que é baseado na prova da Certificação Nacional de Cães, que atesta se o animal está apto a atender grandes ocorrências. O capitão Eliomar Alves antecipou que o Ceará deverá sediar, pela primeira vez, a Certificação Nacional de Cães em junho deste ano.

“A gente deu o pontapé inicial. A gente não tinha todos os equipamentos necessários, e, agora, nós temos todos, temos os árbitros e temos os cães. Eu quero, a cada três meses, realizar um torneio desses, porque a gente só evolui. A cada prova a gente só vai evoluindo”, afirmou o comandante.

Veja a programação completa do 1º Torneio de Cães de Resgate


6h: Apresentação dos binômios, congresso técnico e ajustes finais da logística;

7h: Prova de Obediência & Destreza - Exercício Junto / Direcionamento / Parada de Emergência;

7h45: Formatura Geral para Hasteamento do Pavilhão Nacional e Fala do Comandante Geral;

8h30: Prova de Obediência & Destreza - Exercícios Fica e Agressão / Exercícios dos obstáculos (gangorra, escada, balanço, prancha instável e túnel);

9h45: Prova de Indicação

11h - 14h: Almoço

14h: Deslocamento para Fazenda Terra na Veia, em Maracanaú

15h: Prova de Busca Rural

18h: Encerramento  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

torneio de cães de resgate torneio corpo de bombeiros militar do ceará torneio cães resgate bomebiros cães de resgate Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará companhia de busca com cães

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar