Ceará é o estado brasileiro que mais aplicou doses de vacinas contra a gripe em crianças

Dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e retirados de sistemas oficiais do Ministério da Saúde (MS)

17:53 | Abr. 17, 2023

Por: Gabriela Almeida
Dia D de Vacinação estadual no Vapt Vupt de Messejana (foto: Samuel Setubal)

O Ceará é o estado brasileiro que mais aplicou doses de vacinas contra a influenza em crianças desde o início da campanha no País, no dia 27 de fevereiro, até esta segunda-feira, 17. Conforme dados retirados do Ministério da Saúde (MS), foram realizadas 162.130 aplicações nesse público durante esse período.

Segundo ferramenta LocalizaSUS, no ranking dos dez estados brasileiros que mais aplicaram as doses estão: Ceará (162.130), Paraná (69.822), Minas Gerais (51.304), Pará (49.656), Amazonas (43.423), São Paulo (32.487), Maranhão (29.238), Distrito Federal (23.922), Bahia (23.486) e Paraíba (19.403).

Devido ao aumento de casos de síndrome respiratória, o Ceará iniciou a Campanha Nacional de Imunização em crianças, que deveria começar neste mês de abril, em 27 de março último. No período, a Secretaria da Saúde (Sesa) divulgou que havia cerca de 705 mil crianças na faixa prioritária para a vacinação.

Ana Karine Borges, articuladora da Célula de imunização da Sesa, frisa que a aplicação das doses contribuí para a proteção das crianças. "(A campanha) é justamente para alcançar essa proteção que tanto buscamos, pra esse grupo que precisa receber a vacina. Evitando ai complicações, hospitalizações e até mesmo reduzindo a sobrecarga nos serviços de saúde", frisa representante.

De acordo com a Sesa, dentro do período de tempo estipulado o Ceará está em segundo lugar quanto ao número de doses aplicadas nos demais grupos prioritários, como gestantes e trabalhadores da saúde. "O Estado do Ceará reconhece todos os esforços de todos os profissionais da saúde na busca pela população a ser vacinada (..) É indiscutível o impacto da vacinação na saúde da população ", diz ainda Ana Karine.

Ceará tem a maior cobertura entre quatro regiões 

Desde o início da campanha até esta segunda, a Unidade Federativa já aplicou 340.743 doses de vacina contra a influenza. Número é o maior registrado entre os estados das regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Do total de doses aplicadas, 160 mil foram aplicadas no "Dia D de Vacinação", que ocorreu no último sábado, 15.  Número é o equivalente à soma de aplicações de todos os dias desde o início da campanha.

"Nós consideramos um dia muito positivo, muito produtivo. Onde realmente alcançamos no objetivo de avançar na cobertura vacinal e conseguir uma maior mobilização da população sobre a importância da vacinação",  diz Ana Karine, sobre o "Dia D de Vacinação".

Conforme balanço parcial, na mesma data, 34.254 cearenses receberam a dose de reforço bivalente contra a covid-19. Buscando ampliar e reforçar a estratégia de vacinação, o Estado disponibilizou no "Dia D" cinco centrais dos serviços do Vapt Vupt para a realização da ação.

Iniciativa foi uma parceria entre as secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS). Além disso, 1.695 postos de saúde estiveram abertos no sábado. Somente nas centrais de serviços, 1.731 doses foram administradas, sendo 1.089 para a proteção contra a gripe.