Morre a advogada Geuza Leitão, referência na luta pelo direito dos animais
A missa de corpo presente será realizada a partir das 14 horas deste domingo, 16A advogada Geuza Leitão, referência na luta pelo direito dos animais, morreu neste domingo, 16. O velório ocorre desde esta manhã, na funerária Ternura, e a missa de corpo presente será realizada a partir das 14 horas. A causa da morte não foi revelada.
Em publicação nas redes sociais, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, homenageou a tia. “Que Deus possa guardar o coração de cada um em nossa família e de amigos próximos neste momento de luto”, escreveu.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A ex-vereadora de Fortaleza e ativista pela causa animal, Toinha Rocha, também manifestou nota de pesar em post no Instagram. “Dra. Geuza já está junto de São Francisco e São Lázaro. Nossos sentimentos a família Evandro Leitão e a todos que lutam por um mundo humanizado”, disse.
Em depoimento ao OPOVO, Toinha destacou a honra de conviver e aprender com Geuza Leitão, considerando a advogada uma "mulher que esteve à frente de seu tempo" e pioneira da causa animal no estado do Ceará.
"Deixou milhares de admiradores e um legado de construção de políticas públicas para a defesa dos animais não-humanos", afirma.
A jornalista e protetora de animais, Fernanda Leite, também compartilhou a sua experiência ao lado de Geuza, ocorrida durante uma entrevista para o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre o Direito Animal na área da comunicação.
"Nos encontramos algumas vezes em audiências públicas sobre os animais", completa. Para Fernanda, a figura da profissional merece ser lembrada e homenageada pela causa, mídia e políticos.
Geuza Leitão Barros era especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará, foi conselheira e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-CE.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará lamenta profundamente o falecimento da advogada. Confira a nota na íntegra:
“A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará lamenta profundamente o falecimento da advogada Geuza Leitão Barros (OAB/CE: 5.396), grande referência na luta pelos direitos dos animais.
O velório ocorre a partir das 8h, na funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255 – Aldeota, Fortaleza/Ce). Às 14h acontecerá a missa de corpo presente.
À sua família e amigos, predominantemente de advogados, representada por seu sobrinho, Hélio das Chagas Leitão Neto (OAB/CE: 7.855), conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará (Gestões 2019/2021 e 2022/2024) e ex-presidente da OAB-CE, a Ordem se solidariza nesse momento de profunda dor”.
(Colaborou Penélope Menezes)