Ceará tem mais do dobro de açudes sangrando que início de abril de 2022
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento do número de açudes sangrando é de 140%. Atualmente, são 48 reservatórios cheios
18:01 | Abr. 01, 2023
Neste sábado, 1º de abril, o Ceará chegou 48 açudes sangrando. O dado é do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com informações de Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No dia 1º de abril do ano passado, havia 20 reservatórios sangrando, o que representa um aumento de 140% em um ano.
Atualmente, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) monitora 157 açudes no Estado. Além dos 48 que estão com volume máximo de água, outros 26 açudes estão com o volume de armazenamento entre 70% e 100%.
A região hidrográfica do Litoral é a que possui o maior volume de água armazenado estando com 100% da capacidade — apenas um reservatório, o Santa Maria de Aracatiaçu, em Sobral, não está sangrando. Ao todo, Em seguida vem a região do Coreaú com 93,92% da capacidade dos açudes. Logo depois, o Acaraú, com 80,8%.
O Estado do Ceará possui uma capacidade de armazenamento de água de, aproximadamente, 18.559 hectômetros cúbicos (hm³). O volume atual está em 7.622 hm³, o que representa um volume de água armazenado em torno de 41%. Um hectômetro cúbico equivale a 1 bilhão de litros.
Entre os três maiores açudes do Estado, o que está em melhor situação é o Orós, no município homônimo. Ele tem 53,82% da capacidade. Maior reservatório de água do Ceará, o Castanhão, em Alto Santo, tem 24,91% do volume total. O Banabuiú, que duplicou de carga em menos de um mês, está com 23,32%.
Açudes cearenses sangrando por região hidrográfica:
Coreaú
Itaúna
Gangorra
Tucunduba
Diamantino II
Angicos
Trapiá III
Acaraú
São Vicente
Acaraú Mirim
Jenipapo
Sobral
Arrebita
Litoral
Gameleira
Poço Verde
Missi
Quandú
Mundaú
São Pedro Timbaúba
Patos
Gerardo Atimbone
Santo Antônio de Aracatiaçu
Curu
Frios
Itapajé
Metropolitana
Cauhipe
Itapebussu
Germinal
Acarape do Meio
Malcozinhado
Pacajus
Tijuquinha
Aracoiaba
Pesqueiro
Batente
Sertões de Crateús
Sucesso
Do Batalhão
Banabuiú
São José I
São José II
Patu
Jatobá
Médio Jaguaribe
Riacho do Sangue
Alto Jaguaribe
Quincoé
Caldeirões
Muquém
Valério
Salgado
Ubaldinho
Olho dÁgua
Junco
Rosário
Cachoeira