Peixe-boi Estevão realiza traslado para cativeiro em Icapuí

A partir do translado, realizado pela ONG Aquasis nesta terça-feira, 28, o animal iniciará o processo de aclimatação para possível soltura

Na próxima terça-feira, 28 de fevereiro, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) vai realizar a translocação do peixe-boi Estevão, com seis anos de idade e 450 kg, para um cativeiro em Icapuí, há 205,3 km de Fortaleza. No local, ele terá contato com a fauna e o ambiente marinho e passará por meses de aclimatação antes de ser solto na natureza.

O peixe-boi foi resgatado em 2016, na Praia do Estevão, em Aracati. Ele está em isolamento desde o dia 10 de fevereiro deste ano e aguarda o translado, que mobiliza esforços da equipe técnica do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da ONG Aquasis e de órgãos de segurança municipais e estaduais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Atualmente, a área de cativeiro localizado na Praia da Peroba abriga outros três peixes-bois já em processo de aclimatação: Mirim, Chiquinho e Flor. Outros 12 animais aguardam transferência para a estrutura, que comporta até quatro peixes-bois.

 

Cativeiro comporta até quatro peixes-bois
Cativeiro comporta até quatro peixes-bois (Foto: Heideger Nascimento)

Os animais devem permanecer no local por seis meses antes de passar por uma avaliação técnica para determinar se estão prontos para soltura. Ao serem soltos, os peixe-bois continuam em monitoramento pelos profissionais da ONG Aquasis, que acompanham seu deslocamento.

Serviço:

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar