Oscilações de energia são registradas em Fortaleza e Região Metropolitana

Problema no fornecimento de energia elétrica foi registrado duas vezes em um intervalo de aproximadamente 20 minutos

00:06 | Fev. 24, 2023

Por: Redação O POVO
Reclamações sobre danos em equipamentos elétricos subiram 121% em 2022, segundo o Procon (foto: Alexia Vieira)

Pouco antes da 0h desta sexta-feira, 24, em diferentes bairros de Fortaleza e no município do Eusébio, na Região Metropolitana, houve relatos de oscilação no fornecimento de energia elétrica.

Na avenida Domingos Olímpio, parte dos postes de iluminação estava desligada. Situação também identificada na avenida Bezerra de Menezes e nos bairros Conjunto Ceará e Centro. 

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informa que "um desligamento na subestação Delmiro Gouveia, de responsabilidade da Chesf, e na subestação Pici, de responsabilidade da distribuidora, causou oscilações e interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes".

A empresa afirma que de imediato iniciou manobras no sistema telecomandado e o serviço foi "completamente restabelecido em pouco mais de um minuto".

A companhia acrescenta ainda que, no momento da ocorrência, foram registradas chuvas acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas.

A chuva do início desta sexta era prevista pela Funceme, quando se era esperado chuvas de intensidades forte e moderada, principalmente para a madrugada e manhã. A quinta-feira, 23, também começou com chuva e trovoadas. Choveu, entre as 7 horas de quarta e as 7 horas de ontem, em 150 municípios cearenses, com os maiores acumulados no Sertão Central. 

Na quarta-feira, 22, o Ceará registrou ainda o recorde de raios: foram 6.024 descargas elétricas. Desde janeiro, 85.240 raios caíram sobre o Ceará. O número corresponde a 46,5% do total de descargas elétricas de 2022 e quase supera as descargas registradas em 2021.

Cuidados dentro de casa durante tempestade:

  • Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc.;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.


Atualizada às 9h40min de 24/02/2023