Chove em mais de 150 municípios; Ceará tem previsão de chuvas até sábado
Funceme ressalta que, para esta quinta-feira, há um aviso meteorológico vigente indicando risco médio de precipitações acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas
11:25 | Fev. 23, 2023
Mais de 150 municípios cearenses registraram chuvas entre as 7 horas de ontem e as 7 horas desta quinta-feira, 23. Conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados foram no Sertão Central. Deve chover no Estado até, pelo menos, o próximo sábado, 25.
Ao todo, conforme dados atualizados às 10h41min, pelo menos 154 municípios registraram precipitações. "As chuvas são causadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical, principalmente no centro-norte do Estado", explica o meteorologista Agustinho Brito.
Os maiores acumulados se concentraram no Sertão Central: Boa Viagem, com 85 milímetros (mm), e Quixeramobim, com 80 mm, tiveram as máximas mais expressivas.
Em seguida, aparecem Morada Nova, na região Jaguaribana, Paraibapa e Paracuru, no Litoral do Pecém.
A Funceme ressalta que, para esta quinta-feira, 23, há um aviso meteorológico vigente indicando risco médio (entre 41 % e 70% de probabilidade) de precipitações acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas no Ceará.
Confira as 10 maiores chuvas por posto do dia:
- Boa Viagem (Posto: Boa Viagem): 85 mm
- Quixeramobim (Posto: Fazenda Normal): 80 mm
- Boa Viagem (Posto: Domingos da Costa): 78 mm
- Boa Viagem (Posto: Açude Vieirão): 74 mm
- Quixeramobim (Posto: Uruquê): 70 mm
- Morada Nova (Posto: Uiraponga): 63 mm
- Quixeramobim (Posto: Radar Quixeramobim): 62,2 mm
- Paraipaba (Posto: Paraipaba): 61,6 mm
- Paracuru (Posto: Poço Doce): 60 mm
- Palhano (Posto: Palhano): 59 mm
Previsão do tempo
De modo geral, o Ceará segue com previsão de chuva em todas as macrorregiões até o próximo sábado, 25.
Para esta quinta-feira, 23, os maiores valores esperados são para faixa litorânea, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana. Para sexta-feira, 24, espera-se chuvas mais abrangentes, com intensidade variando de moderada a forte em todas as macrorregiões.
Já no sábado, 25, o céu varia de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
As chuvas previstas estão associadas a áreas de instabilidade devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que encontra-se com banda dupla.
Sistema de brisa e efeitos locais, como a interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas, também devem colaborar para as precipitações.