Cariri e Litoral de Fortaleza são as regiões com mais chuvas em janeiro no Ceará
Mês deve terminar com condições para chuvas isoladas em todas as macrorregiões, aponta Funceme
12:28 | Jan. 30, 2023
As macrorregiões do Cariri e do Litoral de Fortaleza apresentam as maiores médias de precipitações para este mês de janeiro no Ceará. Dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que as regiões receberam, respectivamente, 193,2 milímetros (mm) e 132,9 mm de chuvas.
Os totais observados colocam o Cariri na categoria de chuvas acima da média para o mês. Faltando ainda os registros de chuvas a partir das 7 horas desta segunda-feira, 30, e os registros do último dia de janeiro, os volumes ainda podem variar.
Já o Litoral de Fortaleza segue, até o momento, com chuvas em torno da média. A região marca um desvio positivo de 36,7% em relação ao esperado para o mês e está no limiar de terminar janeiro com chuvas acima da média.
No outro extremo, a Ibiapaba é a região com menor média de chuvas: 80,1 mm. O volume é 26% abaixo do esperado para a área durante o mês. A média esperada pela Funceme é de 108,5 mm.
Previsão do tempo
A Funceme aponta ainda que os últimos dias de janeiro de 2023 deverão ser de chuva em todas as macrorregiões. Conforme previsão do tempo, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) pode influenciar nas condições.
Para esta segunda-feira, 30, o céu varia entre parcialmente nublado e claro ao longo do Estado com chuvas isoladas. No Litoral de Fortaleza, os acumulados deverão se concentrar pela manhã.
Para terça-feira, 31, o indicativo é que as precipitações apresentem-se relativamente mais fortes e generalizadas devido a uma maior proximidade da ZCIT. As principais chuvas deverão ocorrer no Centro-Norte do Ceará.
Leia mais