Mais de mil postes foram danificados em acidentes de trânsito em 2022

A partir dos dados levantados pela Enel, foi constatado que mais de 685 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado pelas ocorrências

19:35 | Jan. 26, 2023

Por: Bruna Lira
O invento pode ser acoplado aos postes a fim de amortecer o impacto dos abalroamentos (foto: UFc/Reprodução)

Em 2022, um total de 1.157 postes foram danificados após acidentes de trânsito no Ceará, de acordo com levantamento da Enel Distribuição Ceará. O destaque do ano foi para o mês de novembro, quando 117 ocorrências foram registradas. A companhia aponta que o número representa um aumento de 10% nos registros em comparação ao ano de 2021. Assim, conclui-se que mais de 685 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado pelas ocorrências.

Ainda segundo a Enel Ceará, a gerência operativa Sul, que contempla macrorregiões como Cariri, Centro-Sul, Vale do Jaguaribe e outras, concentra quase 37% do total de registros do ano, somando 427 ocorrências. No mesmo período, no ano de 2021, houve um aumento de mais de 70% no número de acidentes com postes danificados na região.

Já o número total registrado pela gerência operativa de Fortaleza e da Região Metropolitana foi de 372 ocorrências.

A companhia alerta a população para que tenha mais segurança e evite passar por qualquer situação mais grave. Em caso de acidentes, a Enel deve ser comunicada de imediato para avaliar a situação da rede e realizar os procedimentos necessários, tanto para garantir a segurança da população quanto para realizar a troca do poste.

Com o intuito de tentar diminuir o impacto dos abalroamentos, a Enel coloca defensas em alguns postes, fazendo com que a possibilidade de o equipamento tombar seja reduzida, bem como o risco para os passageiros do veículo. Em casos de colisão de veículos, o motorista ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca do equipamento.