Banho de mar no Ceará: bombeiros instruem banhistas sobre precauções

O Corpo de Bombeiros realizou ações de orientação sobre riscos do mar aos banhistas nas praias de Fortaleza nos dias 21 e 22 de janeiro

07:45 | Jan. 25, 2023

Por: Bia Freitas
Banhistas foram instruídos a evitarem correntes de retorno e consumo de álcool antes de entrar no mar (foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou orientações aos banhistas para prevenção de afogamentos e acidentes durante banho de mar nos últimos dias 21 e 22 de janeiro, em praias do litoral de Fortaleza. Na ocasião, banhistas foram instruídos a evitar correntes de retorno e observar a tábua de marés.

Segundo o tenente-coronel Giuliano Rocha, a primeira orientação aos banhistas é não entrar em áreas de valas ou “correntes de retorno”, que fluem em direção ao mar aberto e cujo movimento pode levá-los a áreas mais profundas. Os locais onde se localizam estas correntes normalmente são sinalizados por salva-vidas com bandeiras vermelhas e apresentam uma coloração de água mais clara ou mais escura do que o resto.

No caso de o banhista perceber que está em uma corrente de retorno, o CBMCE instrui manter-se calmo e nadar na direção paralela à praia ou pedir ajuda levantando o braço para chamar atenção.

Para maior segurança, Giuliano coloca que é importante também escolher praias supervisionadas pelo Corpo de Bombeiros para tomar banho de mar. Assim, é possível procurar orientação de profissionais que têm conhecimento da área sobre as condições de balneabilidade.

Banhistas também podem acompanhar a tábua das marés através de aplicativos ou sites. Outras indicações são não ultrapassar a profundidade em que a água do mar esteja acima da sua cintura e não consumir bebidas alcoólicas ou comidas pesadas antes de entrar no mar.