Policiais penais devem começar a usar câmeras nos uniformes em fevereiro
Informação foi confirmada pela SAP, mas não há ainda data certa para o início do uso da tecnologiaOs policiais penais do Estado devem começar a usar câmeras em seus uniformes a partir do próximo mês, confirmou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Apesar da confirmação, não há ainda data certa para a tecnologia entrar em funcionamento.
O uso de câmeras corporais já havia sido prometido pelo governador Elmano de Freitas (PT). Enquanto deputado, Elmano havia elaborado projeto de indicação, aprovado em plenário pela Assembleia Legislativa, para implantação das câmeras nos uniformes de policiais civis, militares e penais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em novembro, já eleito governador, Elmano garantiu, em entrevista ao programa Jogo Político, do O POVO, o uso de câmeras nos uniformes dos policiais penais. Conforme afirmou, as imagens tanto permitem coibir maus tratos contra presos, quanto resguardam os policiais penais de denúncias infundadas.
O anúncio ocorre após entidades de defesa dos direitos humanos criticarem a recondução de Mauro Albuquerque na SAP. As críticas são motivadas por denúncias de torturas contra presos nos presídios cearenses.
Em novembro último, seis policiais penais viraram réus acusados de tortura contra detentos da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), localizada em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). Entre eles, estava o diretor da unidade, Pedro Paulo Sales da Mata. Pelo menos, seis inquéritos na CGD investigam casos de torturas na UPPOO II.
O POVO ainda apurou que tramita na Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da CGD, dois inquéritos que investigam torturas contra presos do Centro de Detenção Provisória, localizado em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). Em dezembro, a DAI solicitou à SAP a oitiva de 23 presos da CDP.