Ceará deve apresentar chuvas isoladas nos últimos dias do ano, segundo a Funceme
O cenário relativamente mais favorável às chuvas se dá pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)
10:19 | Dez. 29, 2022
O Ceará amanheceu com chuvas em, ao menos, 14 municípios nesta quinta-feira, 29, segundo a atualização às 12h30min do calendário de chuvas da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). A tendência é que as chuvas ganhem força nos últimos dias do ano.
O município de Maranguape registrou o maior índice pluviométrico, com 28mm (Posto: Fazenda Columinjuba), seguido por Missão Velha (Posto: Missão Velha), com 25mm, e Palhano (Posto: Palhano), com 11,2mm.
De acordo com o meteorologista Frank Baiman, o cenário relativamente mais favorável às precipitações se dá pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O sistema é caracterizado pela dualidade. Ele causa tempos secos, nas regiões que estão no centro do Vórtice, e chuvas nos locais que estão sob a sua beira.
“Normalmente ela se forma no oceano atlântico e se desloca oceano adentro, preferencialmente de leste para oeste, influenciando a condição de tempo sobre o nordeste brasileiro” diz o meteorologista.
Ainda segundo Baiman, o Vórtice pode interagir com outros sistemas meteorológicos, o que pode resultar em ainda mais chuvas para determinadas regiões do nordeste brasileiro.
A matéria foi atualizada às 12h40min
Leia mais
-
Saiba quais foram os 10 municípios cearenses que mais ganharam habitantes
-
Saiba qual é o menor município do Ceará, conforme prévia do Censo 2022
-
Ceará ganha quase 500 mil habitantes em 12 anos e população chega a 8,9 milhões
-
Nova unidade da Casa da Mulher Cearense é inaugurada em Quixadá
-
Ceará tem 24 casos de dengue grave e 17 mortes em 2022