Padre Júlio Lancellotti será agraciado com prêmio de direitos humanos no Ceará

Além do sacerdote, também receberá homenagem da Assembleia nesta segunda-feira, 12, o Instituto Terramar. Prêmio Frei Tito reconhece o trabalho de pessoas e entidades dedicadas à defesa dos direitos humanos no Ceará e no Brasil

O padre paulistano Júlio Lancellotti receberá, nesta segunda-feira, 12, o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos 2022, concedido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A homenagem será realizada em sessão solene aberta ao público no Plenário 13 de Maio, a partir das 18 horas.

Criada em 2001, a premiação reconhece anualmente o trabalho de pessoas e entidades dedicadas à defesa e efetivação dos direitos humanos no Ceará e no Brasil. Além do sacerdote, também será agraciada a organização não-governamental (ONG) Instituto Terramar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O religioso teve intensa atuação com pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social durante a pandemia, trabalho que desempenha no dia a dia também na luta pelos direitos de imigrantes, crianças e adolescentes e pessoas com HIV/Aids. A ONG, por sua vez, se destaca pela forte atuação em prol da justiça socioambiental, cidadania e fortalecimento dos povos do mar do Ceará.

Lei será denominada em homenagem ao Padre Júlio Lancellotti
Lei será denominada em homenagem ao Padre Júlio Lancellotti (Foto: Twitter)

“A história de luta e de vida do padre Júlio Lancellotti são um exemplo para aqueles que entendem que democracia só é possível a partir de uma existência digna, sem pobreza e, sobretudo, sem fome”, defende o deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece.

Já o Instituto Terramar, destaca Roseno, “nos seus 29 anos de existência, completados no ano de 2022, se constituiu numa ferramenta importante de representação das populações tradicionais e defesa do meio ambiente”.

Nascido em 1948, padre Júlio Renato Lancellotti é pedagogo e presbítero católico. E pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo. Na luta pelos direitos dos excluídos, passou a sofrer ataques dos setores mais conservadores da sociedade.

O Instituto Terramar é uma ONG sem fins lucrativos que atua na zona costeira do Ceará, promovendo o desenvolvimento humano com justiça socioambiental. Defende a cidadania, a participação política, a autonomia dos grupos organizados e o fortalecimento da identidade cultural dos povos do mar do Estado.

Desde seu surgimento em 1993, o Terramar colabora na formação e organização popular, em práticas coletivas locais pela afirmação dos territórios tradicionais costeiros e na conservação ambiental dos ecossistemas marinho-costeiros
Desde seu surgimento em 1993, o Terramar colabora na formação e organização popular, em práticas coletivas locais pela afirmação dos territórios tradicionais costeiros e na conservação ambiental dos ecossistemas marinho-costeiros (Foto: Divulgação/Instituto Terramar)

Dentre os agraciados nas últimas edições estão Irmã Inez e sua dedicação à população em situação de rua (2020); o Movimento Feminino pela Anistia (2019); a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (2018), assassinada naquele ano, e Maria Cineide Almeida (2017), do Movimento Organizado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Urbanos (Motu/Ceará).

A edição de 2022 contará com a participação de padre Júlio por videoconferência. O sacerdote será representado pelo pastor Filipe Scarcella, da igreja Soul Livre, teólogo, cientista social e primeiro pastor assumidamente LGBT do Brasil. A premiação é uma homenagem, ainda, ao cearense Frei Tito de Alencar, preso político que se tornou símbolo da defesa dos direitos humanos durante a Ditadura Militar.

 A homenagem será realizada em sessão solene aberta ao público no Plenário 13 de Maio, a partir das 18 horas.
A homenagem será realizada em sessão solene aberta ao público no Plenário 13 de Maio, a partir das 18 horas. (Foto: Reprodução/Instagram)

Prêmio Frei Tito de Alencar 2022
Data: 12/12/2022, às 18h
Local: Plenário 13 de maio, da Assembleia Legislativa
Transmissão pela TV Assembleia e pelas redes sociais do deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alece.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

padre julio lancellotti premio alece padre julio lancellotti premio assembleia legistlativa ceara instituto terramar premio frei tito de alencar de direitos humanos 2022 filipe scarcella renato roseno

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar