PF apreende material para investigar furto de 12 contêineres do Porto do Mucuripe

O POVO publicou série de matérias que mostrava a vulnerabilidade na segurança do Porto administrado pelo Governo Federal

07:54 | Nov. 25, 2022

Por: Lara Vieira
RESULTADO obtido esteve abaixo das projeções da Companhia Docas (foto: FCO FONTENELE)

A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira, 25, 11 mandados de busca e apreensão na investigação sobre o furto de 12 contêineres do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Em agosto deste ano, o O POVO publicou uma série de matérias especiais sobre o cenário do Porto do Governo Federal, que incluía sumiço de contêineres, tráfico de drogas, ataques hackers e falhas comprometem operações de carga e de segurança.

Entre os suspeitos identificados por participação no furto dos contêineres, estavam sócios de empresas que atuaram na importação das mercadorias, funcionários, ex-funcionários e prestadores de serviços do Porto do Mucuripe em Fortaleza/CE. A ação da PF incluiu buscas nos endereços residenciais e comerciais dos investigados.

Os contêineres furtados armazenavam em seu interior mercadorias importadas irregularmente da China. De acordo com a PF, as cargas foram apreendidas pela Receita Federal e avaliadas em R$ 11 milhões.

Os autores do crime podem responder por furto qualificado e associação criminosa. Participam da ação, denominada como Fuzanglong, 60 policiais federais e 4 auditores e analistas da Receita Federal do Brasil. O nome da operação remete à mitologia chinesa - dragão chinês dos tesouros escondidos.