Chuvas no Ceará devem continuar até sexta-feira, indica Funceme

Região sul do Estado passa por variações climáticas no decorrer desta semana. Litoral de Fortaleza deve ter chuvas passageiras e de fraca intensidade

18:20 | Out. 26, 2022

Por: Gabriel Gago
Ruas de algumas cidades cearenses ficaram alagadas, o que prejudicou o tráfego local (foto: THAÍS MESQUITA)

O Ceará deve continuar a ter registros de chuvas até esta sexta-feira, 28. A informação preliminar foi emitida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta quarta-feira, 26. Segundo o órgão, a tendência é que, além do Cariri, as precipitações também sejam encontradas em outras regiões do Estado, como o Sertão Central, Inhamuns e na Serra da Ibiapaba.

As chuvas, iniciadas de forma fraca, aumentaram de intensidade a partir dessa segunda-feira, 24, ao superarem os 100 milímetros (mm). Na madrugada dessa terça-feira, 25, 30 municípios cearenses registraram chuvas. Entre eles, Missão Velha, a 508,5 km de Fortaleza, registrou 148 mm, seguido de Abaiara, com 145 mm, e Juazeiro do Norte, acumulando 127 mm, destacaram-se com os maiores volumes.

Ruas de algumas cidades no Cariri ficaram alagadas, deixando crateras no asfalto, o que ocasionou trânsito lento. Alguns trechos seguem bloqueados por conta da lama, como nas avenidas Plácido Aderaldo Castelo, Padre Cícero e Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte.

Para a quinta-feira, 27, a previsão é de chance de chuva na região do Cariri, principalmente durante a madrugada pela manhã. Já na sexta-feira, 28, é esperado tempo mais firme. A nebulosidade deve marcar o período da madrugada e da manhã. Já o restante do dia deve variar de poucas nuvens a sem nuvens.

No Litoral de Fortaleza, são esperadas chuvas localizadas e passageiras, de fraca intensidade. As precipitações devem ocorrer durante o período da madrugada e da manhã.

Em entrevista à rádio O POVO CBN, o meteorologista da Funceme, Frank Baima, explicou ao apresentador Farias Júnior que “o motivo das chuvas no interior do Estado são referentes à presença de um sistema frontal, que está se deslocando pelo oceano Atlântico". "O fenômeno causa maior instabilidade no Sul do Nordeste, proporcionando um aumento na nebulosidade, principalmente nas áreas do Sul do Estado.”

Ele ainda estima, para novembro, mês do B-R-O bró no Ceará, que os dias serão de sol, com poucas nuvens, temperaturas elevadas e até mesmo baixo índice de umidade relativa, mas não se descartam eventos isolados de chuvas. (Colaborou Lara Vieira e Gabriela Almeida)

Previsão de chuva para esta semana:

Quarta-feira, 26: Céu parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns e alta possibilidade de chuva na Ibiapaba.

As chuvas podem ocorrer nos períodos:

Tarde: Ibiapaba.
Noite: Ibiapaba, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

Quinta-feira, 27: Céu variando nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns. No Litoral de Fortaleza, há baixa possibilidade de chuva isolada.

Madrugada: Litoral de Fortaleza, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.
Manhã: Litoral de Fortaleza, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.

Sexta-feira, 28: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza.

Madrugada: Litoral de Fortaleza.
Manhã: Litoral de Fortaleza.