Spaece 2022: avaliação de alunos da rede pública começa no Ceará
Mais de 421 mil alunos da rede pública de todos os municípios cearenses devem realizar a avaliação, segundo a Secretaria da Educação (Seduc)
19:41 | Out. 19, 2022
A aplicação de provas do Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece) teve início nesta quarta-feira, 19. A expectativa é que mais de 421 mil alunos da rede pública de ensino cearense participem da avaliação, promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).
O Spaece é uma avaliação externa, censitária, para identificar como está a aprendizagem das crianças e adolescentes matriculados nos ensinos fundamental e médio. A ação abrange unidades escolares municipais e estaduais de todos os 184 municípios cearenses.
Segundo a Seduc, as provas para os ensinos fundamental e médio abordam o domínio das competências e das habilidades esperadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. A avaliação das crianças do 2º ano do ensino fundamental, na vertente Spaece-Alfa, por sua vez, focam no nível de leitura de cada uma.
Cronograma de aplicação
- Quarta (19): alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 2º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.
- 28 de novembro a 2 de dezembro próximo: alunos do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos).
O Spaece é constituído de três focos:
- Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano do EF)
- Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos)
- Avaliação do Ensino Médio (3ª série e EJA).
A secretaria promove treinamento presencial para aplicadores e supervisores que irão atuar nos dias de provas em todos os municípios cearenses. "O treinamento busca continuamente melhorar a qualidade do processo avaliativo, de modo a assegurar elevado grau de eficácia e isonomia de procedimentos", informa a pasta.
A pasta considera ainda que a "avaliação tornou-se em um instrumento essencial na fomentação de debate público e na promoção de ações orientadas para a melhoria da aprendizagem e execução da democratização do ensino, garantindo a todos igualdade de acesso e permanência na escola".