PMCE terá reforço de mais de 10% no efetivo após formação dos 2.400 alunos-soldados
Os alunos-soldados estão nas ruas em estágio supervisionado desde setembro deste ano, com formação teórica e prática
19:47 | Out. 13, 2022
O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, relatou, em entrevista à rádio CBN Cariri, ao jornalista Farias Junior, que o novo concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com ingresso de 1.000 profissionais da segurança, deve ter a primeira fase no começo de 2023, com a prova teórica. Reforço será de mais de 10% no efetivo da PMCE, conforme o titular da pasta.
Além disso, o gestor da SSPDS disse que 2.400 alunos-soldados estão em processo de formação, que deve ser concluído no começo do mês de dezembro deste ano. Esse efetivo está nas ruas em estágio supervisionado desde setembro, ao menos uma vez por semana.
O gestor diz que a inovação deste concurso é que o candidato entra como aluno-soldado e não como candidato de concurso. Dessa forma é proporcionado ao aluno que tenha formação teórica e prática. Na conclusão da formação, a Polícia Militar terá um reforço de mais de 10% no efetivo, segundo Sandro Caron.
A formação, que é calculada por hora aula, tem uma duração média de sete meses com conteúdo teórico de legislação, direito penal, direito processual penal, constitucional, direitos humanos, além de policiamento preventivo de ostensivo e a formação com atividade física, armamento de tiro, defesa pessoal.
Conforme Sandro Caron, o estágio faz parte da formação dos alunos paralelo a conteúdo de princípios que são bases, como hierarquia e disciplina, respeito a legalidade e princípios das instituições.
O secretario da Segurança afirmou que hoje a Polícia Militar do Ceará tem uma média de 19.500 homens e mulheres e que com a conclusão da formação serão mais 2.400 soldados atuando na corporação.
Além disso, na entrevista, ele citou que foi nomeado o maior número de oficiais da PMCE. Há três meses houve nomeação de policiais civis, além de ingresso de integrantes da Perícia Forense, soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros.