Ceará teve pico de temperatura acima da normalidade em setembro, segundo Funceme

As madrugadas no Litoral serão mais amenas, devido às chuvas do Caju, as primeiras chuvas que ocorrem depois da seca, geralmente no mês de setembro

17:55 | Out. 07, 2022

Por: Danrley Pascoal
TEMPERATURA alta indica permanência do El Niño em 2024 (foto: FáBIO LIMA)

O Ceará registrou picos de temperatura acima da normalidade em setembro último, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No mês de setembro era esperado máxima de 30º. No entanto, com o calor, a Capital atingiu pico de 33º. 

Com o início da primavera, como de costume nesta época do ano, o Ceará deve registrar altas temperaturas em todas as regiões. 

Quixeramobim, Morada Nova e Tauá chegaram próximo ou passaram dos 37º de máxima. Os registros do mês de setembro eram feitos por volta das 14 horas. Segundo a Funceme, nesse horário são captadas as maiores ondas de calor.

“A temperatura máxima da climatologia para setembro era cerca de 30º, mas chegou a mais 37º e quase 38º. Isso significa 5º acima do esperado, conforme a climatologia. Calor demais significa umidade relativa muito baixa, principalmente no Interior do Estado, foi registrado média de 20% ou até menos”, destaca a meteorologista Meiry Sakamoto.

A Gerente de Meteorologia da Funceme alerta que, para o mês de outubro, a onda de calor deve permanecer, por isso, é preciso tomar os devidos cuidados por conta da isolação.

As madrugadas no Litoral cearense serão mais amenas. Devido às chuvas do caju, as primeiras chuvas que ocorrem depois da seca geralmente no mês de setembro.