Educação: Izolda vê recomposição da aprendizagem como caminho para recuperar danos da pandemia

Para a governadora do Ceará, a ampliação de escolas que atuem em tempo integral é fundamental para que o Estado siga avançando na Educação

16:23 | Set. 26, 2022

Por: Gabriel Borges
Izolda Cela participa do Seminário de apropriação dos resultados do SAEB e IDEB 2021, no Centro de Eventos do Ceará, nesta segunda-feira, 26 (foto: FÁBIO LIMA)

Durante o Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021, realizado na manhã desta segunda-feira, 26, no Centro de Eventos do Ceará, a governadora Izolda Cela esteve reunida com a secretária da Educação, Eliana Estrela, e com diversos gestores municipais. O objetivo do encontro em Fortaleza foi debater os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os dados, divulgados no último dia 16, apontaram que o Ceará superou a projeção de crescimento esperada para o ensino fundamental, além de mostrar que 87 das cem melhores escolas públicas do Brasil, do 1º ao 5º ano, estão no Ceará.

Por outro lado, o ensino médio ficou abaixo da média projetada; mesmo sem alcançar a projeção, o Estado subiu uma posição no ranking nacional do Ideb e passou a ocupar o terceiro lugar.

Mesmo com os resultados sendo avaliados de forma positiva pelo poder público, diante do cenário pandêmico, onde o modelo presencial teve que ser substituído pelo virtual durante um longo período, Izolda destaca que ainda é preciso muito trabalho na área da Educação.

"Mesmo com esse nosso crescimento, nós não temos ainda uma situação ideal, nem perto disso. Muitos alunos terminam o nono ano com proficiência insuficiente, e isso chega ao ensino médio", afirma.

A chefe do Executivo estadual relata que as deficiências vindas do ensino fundamental exigem que os professores do ensino médio tenham que lidar com a recuperação desses alunos.

Diante de tal problema, a governadora defende a ampliação de escolas em regime de tempo integral, o que já é uma realidade em cerca de 60% dos colégios da rede estadual, segundo a governadora.

"Tempo integral não é o fim em si mesmo. Não falamos em escolas em tempo integral por números, como se isso, por si só, fosse a questão. O tempo a mais é para permitir a qualificação do processo pedagógico", avalia a governadora, que trata como importante o fato de que se tenha mais tempo para acompanhar os alunos, para além do tempo de sala de aula.

Para Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará, os resultados do Ideb 2021 podem ser vistos de forma positiva e devem ser comemorados, mas é preciso "muito trabalho" para recuperar os danos deixados pela pandemia de Covid-19.

"Tivemos dois anos de pandemia. Tivemos, de fato, as escolas fechadas por um tempo. Estamos correndo para recompor essas aprendizagens, com muito trabalho e muita dedicação", afirma.

Sobre as ações que podem ser adotadas em busca de melhorias na Educação, a secretária ressalta que essas medidas já estão sendo adotadas e destaca a prorrogação do Pacto pela Aprendizagem até 2024, anunciada pela governadora Izolda Cela em junho deste ano.

A proposta do pacto é fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os 184 municípios cearenses, em prol de recuperar a aprendizagem dos estudantes.