Manchas de óleo estão sendo monitoradas em outros estados do Nordeste

Ainda não há confirmação se as novas manchas têm a mesma origem daquelas encontradas no começo do ano

Após o reaparecimento de manchas de óleo no litoral cearense, na última quinta-feira, 22, outros estados do Nordeste estão sendo monitorados em decorrência do novo surgimento deste material em nove praias do Ceará. Entre eles, estão a Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Segundo o doutor Eduardo Lacerda, coordenador da equipe do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), ainda não há confirmação de que o material encontrado nesse reaparecimento é o mesmo do que foi avistado no começo do ano. No entanto, as novas manchas seguem “em pequenas porções espalhadas ao longo de quase todas as praias nas quais foram encontradas”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda de acordo com o coordenador, alertas estão sendo emitidos para as prefeituras do Estado sobre esse reaparecimento de manchas de óleo no litoral cearense.

Até esse sábado, 24, as manchas de óleo foram confirmadas entre os municípios de Fortaleza, Caucaia, Beberibe e Aquiraz. Conforme o especialista, na segunda-feira, 26, “será realizado um novo levantamento junto aos municípios, tanto para o recolhimento e limpeza do material, quanto para saber se outras praias foram atingidas”.

Orientações para banhistas

Fábio de Oliveira Matos, professor do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC), orienta evitar o contato direto com essas manchas de óleo, pois ainda não se sabe qual é o tipo desse material e o que ele pode fazer com a pele.

Caso sejam encontradas manchas de óleo, o indicado é entrar em contato com o órgão municipal, que deve repassar a demanda para a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) ou autarquia local. Além disso, as pessoas podem enviar um e-mail diretamente para a Sema, por meio do endereço: cientistachefesema@gmail.com.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Manchas de óleo praias cearenses sema semace labomar cientista chefe novas manchas de óleo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar