Sistema Penitenciário tem até 25 escoltas hospitalares de detentos por dia no CE
SAP quer criar um protocolo para criação de enfermarias destinadas aos presos em unidades de saúdeA Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) chega a contabilizar 25 escoltas hospitalares de presos por dia no Ceará e movimenta aproximadamente 100 policiais penais cotidianamente. A informação é do secretário da SAP, Mauro Albuquerque, em entrevista nesta segunda, 19, ao jornalista Jocélio Leal, da rádio O POVO CBN.
Mauro Albuquerque disse que os presos se aproveitam que estão em unidade hospitalar para tentar fugir, mesmo não ficando sozinhos no quarto e permanecendo acompanhados de outras pessoas que não estão presas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A SAP quer criar um protocolo junto à Secretaria da Saúde (Sesa) para criação de enfermaria específica para os presos, no entanto, o secretário destaca que essa não é uma tarefa fácil, pois não há como abrir uma enfermaria para cada doença.
O gestor da SAP informou que nesta segunda-feira, 19, o número de presos em unidades hospitalares variava entre seis ou sete, mas que esse quantitativo em média chegava aos 25.
No dia 9 de setembro, a fuga de um preso foi registrada no Hospital Fernandes Távora. O detento, que era lotado na Unidade Prisional Clodoaldo Pinto, estava foragido e neste sábado, 17, foi recapturado no bairro Cais do Porto.
Depois da prisão, ele foi reconduzido ao sistema penitenciário. De acordo com o secretario Mauro Albuquerque informou que, anteriormente, duas pessoas foram conduzidas suspeitas de facilitar a fuga.
O POVO solicitou informações à assessoria de comunicação da SAP sobre quem seriam essas pessoas, mas o órgão não repassou a informação e justificou que o caso está em apuração.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente