Cearense é um dos 50 jovens líderes mundiais selecionados para evento na Europa

Francisco Cavalcante, natural de Jaguaribara (CE), foi selecionado como um dos integrantes da Corte de Embaixadores da Paz, do One Young World Summit, no Reino Unido

O cearense Francisco Cavalvante, de 23 anos, natural de Jagaribara, município localizado a 261,9 km da Capital, é um dos integrantes da Corte de Embaixadores da Paz, do One Young World Summit, comunidade global para jovens líderes no Reino Unido. O evento, apoiado pela Comissão Europeia, vai reunir 50 jovens de países em desenvolvimento.

Ex-aluno de escola pública e estudante de Direito atualmente, Francisco foi um dos selecionados ao se destacar por sua atuação acadêmica e por iniciativas de desenvolvimento de lideranças comunitárias. Ele é líder do projeto Jaguaribara em Foco, plataforma de comunicação desenvolvida para a comunidade a fim de noticiar os principais acontecimentos do município.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O jovem embarca neste sábado, 3, para Manchester, no Reino Unido, local em que fica a sede do fórum. No evento, os integrantes da Corte de Embaixadores da Paz vão passar por capacitações e participar de debates para prevenir e combater, de forma duradoura, o extremismo, objetivando construir a paz e promover a resolução de conflitos nas comunidades de atuação.

Neste ano, o One Young World vai contar com falas do diplomata Ban Ki-moon, do ex-CEO da Unilever Paul Polman, e de Meghan Markle, duquesa de Sussex. Os embaixadores desta edição do evento, realizada durante quatro dias no Centro de Conferências de Manchester, terão a oportunidade de desafiar líderes mundiais, interagir e ser orientados por influenciadores do setor.

"É muito significativo estar representando o Ceará e Jaguaribara, porque eu vejo um potencial de representatividade e de estimular outras crianças e jovens que, assim como eu, não têm ou não tiveram acesso a tantas oportunidades. Eu tenho aprendido muito sobre a necessidade de falar para jovens como forma de estimular o desenvolvimento de iniciativas comunitárias", pontua Francisco.

Jaguaribara em Foco e o interesse por pesquisa científica

O interesse por pesquisa científica e pela área de iniciativas comunitárias surgiu quando Francisco ainda estava no ensino fundamental. Foi por meio das Feiras de Ciências escolares que o jovem encontrou motivação para os estudos. Ao todo, ele já participou de mais de 30 feiras em todo o Estado, sendo campeão do "Ceará Científico", além de já ter participado de eventos nacionais.

"Eu sempre via nas feiras um potencial de levar um pouco da minha realidade e de explicar esses fenômenos que aconteciam em Jaguaribara e no meu bairro, que é o Habitar Brasil, de uma forma científica e estruturada para que as pessoas pudessem compreender por base de um método que refletisse a realidade social a qual eu estava inserido", explica o jovem.

Os trabalhos que Francisco realiza em sua comunidade têm o objetivo de gerar contribuição educacional e social. A plataforma Jaguaribara em Foco foi pensada e desenvolvida para contribuir desta maneira, além de gerar informação para além do Açude Castanhão, uma vez que Jaguaribara é a primeira cidade planejada do Ceará.

A cidade foi demolida, inundada e passou por um processo de desterritorialização compulsória para dar lugar à barragem do Castanhão, maior açude em região semiárida do mundo e principal fonte de abastecimento de água do Ceará. A nova cidade recebeu os pouco mais de 7 mil habitantes da antiga Jaguaribara. 

LEIA MAIS | 20 anos da 1ª cidade planejada: memória e a nova história na reinvenção de Jaguaribara

"Jaguaribara é um deserto de notícias, assim como 62% dos municípios brasileiros. Isso nos convida a refletir um pouco sobre esses impactos da desinformação na cidade durante esse processo histórico de mudança e de transformação. Não existia, antes do Jaguaribara em Foco, nenhum veículo de comunicação feito para a comunidade", pontua Francisco.

O jovem informou que as ações digitais da plataforma, tanto no site como nas redes sociais, já atingiram mais de 250 mil pessoas "de Jaguaribara e de outros países". "A plataforma de comunicação comunitária serviu como uma inspiração para que os municípios vizinhos também criassem suas próprias plataformas", completa.

Francisco também faz parte de outros projetos, como o Brazil Conference, programa de desenvolvimento de liderança em Harvard, e do Mais Conexões, do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O Mais Conexões, segundo ele, trabalha o desenvolvimento de liderança em todo o Brasil por meio de capacitações, mentorias e redes de conexões.

Na área de pesquisa científica, o jovem se interessa por temas voltados para ações afirmativas, direitos humanos, direito à educação e direito digital. Ele também é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Sendo um dos integrantes do One Young World, Francisco almeja "transgredir as fronteiras e disseminar suas experiências e aprendizados", a partir de Jaguaribara, por meio de temas voltados para o combate à desinformação e o protagonismo juvenil. "Com a minha trajetória como jovem cientista e ativista, eu também tenho me dedicado a produzir estudos e pesquisas nos mesmos temas", pontua.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

one young world summit corte embaixadores da paz jovem cearense selecionado embaixador da paz jaguaribara em foco comissão europeia reino unido

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar