Açudes Castanhão e Orós têm melhores aportes de agosto dos últimos oito anos

No mês de agosto de 2022, ambos os açudes apresentaram melhores índices quando comparados ao ano de 2014

O Castanhão e o Orós, os dois maiores açudes do Ceará, registraram os melhores aportes de agosto dentro em oito anos. O levantamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aponta que o Castanhão estava com volume de 24,01%, na sexta-feira, 10, o que representa a melhor média desde 6 de agosto de 2014, com 25,64%. Já o Orós apresentava, ainda no mesmo dia desta semana, um aporte de 50,14%, sendo que a última vez que o açude chegou próximo à metade da capacidade também foi em 6 de agosto de 2014, com 48,37%.

Conforme a Cogerh, atualmente, o Ceará conta com 12 açudes sangrando, além dos 53 com volume acima de 90%; 59 reservatórios estão com volume inferior a 30%, de acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará, atualizados neste sábado, 13.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Tanto o Castanhão quanto o Orós estão situados na região do Vale do Jaguaribe, a qual recebeu até agosto deste ano 894,5 milímetros (mm) de chuvas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A expectativa do volume de chuvas para essa área no período mencionado era de 774,7 milímetros. Com o aumento, registra-se um desvio positivo de 15,5%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

açudes ceará castanhão orós cogerh

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar