Série de reportagem Mulheres na Ciência, do O POVO+, vence prêmio nacional de Jornalismo
O especial aborda os obstáculos na educação superior brasileira para a entrada e permanência de mulheres cientistasA reportagem seriada Mulheres na Ciência, publicada no O POVO+ em dezembro de 2021, venceu o primeiro lugar na categoria Escrito - Nacional da 5ª edição do Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). A repórter Catalina Leite, autora da produção, recebeu a honraria nesta terça-feira, 9, em Brasília.
A produção concorria com uma reportagem do site Uol sobre meninos com vidas transformadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e com a cobertura do jornal Estado de S. Paulo sobre os pastores do Ministério de Educação (MEC).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O especial de três episódios do OP+ aborda o perfil das pesquisadores brasileiras, suas competências, e, principalmente, os obstáculos enfrentados por elas para chegarem e permanecerem nas instituições de ensino superior. No segundo episódio, duas pesquisadores cearenses e mães contam como foi trabalhar e pesquisar durante a pandemia, época na qual as crianças ficaram integralmente em casa. Já o último episódio analisa o perfil das poucas mulheres vencedoras do prêmio Nobel em categorias científicas.
"Esse é o primeiro prêmio de Jornalismo que ganho. É de encher o peito de orgulho saber que um especial que fala sobre diversidade, direito à educação e à pesquisa tenha sido selecionado como finalista e, agora, vencedor nacional", comemora a repórter Catalina. "Espero que seja um estímulo para continuarmos falando de Ciência não pelo olhar padrão, mas pela inclusão. Só temos a ganhar com isso".
Leia na íntegra a série Mulheres na Ciência
Episódio 1 - Mulheres na ciência: competência, baixa remuneração e assédio