Agosto Lilás: mulheres no Ceará recebem orientação sobre violência e direitos
As ações, que celebram o aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha, percorrerão comunidades da Capital e do Interior do EstadoPara fortalecer a campanha “Agosto Lilás”, que ocorre este mês buscando a conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza atividades em 14 municípios cearenses. As ações serão desenvolvidas por meio do Ônibus Lilás, unidade móvel do Órgão.
“Os serviços ofertados por meio do Ônibus Lilás são muito importantes à informação e conscientização das mulheres, sobre seus direitos e garantias. Orienta sobre as leis de proteção, a exemplo da Lei Maria da Penha, e instrui para onde e a quem as mulheres devem procurar, em casos de violência doméstica, familiar e de gênero”, destacou a titular da SPS, Onélia Santana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Ônibus Lilás, celebrando o aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha, percorrerá comunidades da Capital e do Interior, promovendo rodas de conversa sobre violência contra a mulher e os direitos delas, e oferecendo serviços especializados de assistência social, jurídica e psicológica.
Conforme a SPS, o projeto realiza também ações de acolhimento, prevenção, orientação e encaminhamento de mulheres aos órgãos e instituições integrantes da rede de apoio socioassistencial. Todas as atividades ocorrem sob a coordenação da Secretaria Executiva de Política para as Mulheres.
O movimento “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. A cor lilás simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.
Programação
De acordo com a SPS, a programação do Ônibus Lilás começa pela região do Sertão de Sobral, levando serviços a comunidades do município de Varjota, na terça-feira, 9, e de Reriutaba e Guaraciaba do Norte, na quarta-feira, 10. Na manhã de quinta-feira, 11, estará em Carnaubal e, à tarde, em Ipueiras, onde permanecerá até sexta-feira, 12. As atividades recomeçam no dia 16 de agosto, em Tianguá, prosseguindo, no dia 17, em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba.
Na quarta semana de agosto, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo, da Floresta e das Águas levará serviços às mulheres de quatro municípios da Grande Fortaleza, começando por Paracuru, na terça-feira, 23. Na quarta-feira, 24, estará em Cascavel; na quinta-feira, 25, em São Gonçalo do Amarante; e encerrando a semana em Guaiúba, dia 26 de agosto. Mulheres de Acaraú e Cruz serão atendidas pela unidade móvel na terça-feira, 30, e as das cidades de Cruz e Morrinhos, no dia 31.
Atendimento a mulheres trans, travestis, bissexuais e lésbicas
Segundo a SPS, as atividades são realizadas em parceria com a Coordenadoria Especial para a População LGBT da Pasta, atendendo também mulheres trans, travestis, bissexuais e lésbicas. “O objetivo das ações do ônibus Lilás é inserir as pessoas nas políticas públicas às mulheres. Queremos um Ceará, um país sem violência e sem preconceitos”, disse em nota do Governo do Estado a coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Juliemary Peixoto.
Programação:
Sertão de Sobral
Data 09/8 – Varjota - das 8 às 16 horas
Data 10/8 - Guaraciaba do Norte – das 8 às 12 horas e Carnaubal - 14 horas
Data 11/8 – Ipueiras - das 8 às 16 horas
Serra da Ibiapaba
Data 16/8 – Tianguá - das 8 às 16 horas
Data 17/8 – Viçosa do Ceará - das 8 às 16 horas
Grande Fortaleza
Data 23/8 – Paracuru - das 8 às 15 horas
Data 24/8 – Cascavel - das 8 às 16 horas
Data 25/8 - São Gonçalo do Amarante - das 8 às 16 horas
Data 26/8 – Guaiúba - das 8 às 16 horas
Litoral Norte
Data 30/8 – Acaraú - 8 às 12 horas – e Cruz - das 14 às 16 horas
Data 31/8 - Bela Cruz – 8 às 12 horas – e Morrinhos - das 13 às 16 horas