Varíola dos macacos: caso suspeito em Guaramiranga é descartado

Paciente encontra-se internado em unidade de saúde no município de Aracoiaba.

12:45 | Jul. 13, 2022

Por: Lara Vieira
Outros sete casos seguem em investigação no Ceará (foto: Divulgação Fiocruz)

O caso de suspeita da Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, notificado em Guaramiranga, na serra de Baturité, foi descartado. De acordo com a Prefeitura do município, em nota divulgada nesta quarta-feira, 13, a suspeita foi descartada após o resultado negativo do exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O exame foi realizado no dia 4 de julho. Segundo a Prefeitura de Guaramiranga, o paciente, um idoso residente do município, continua internado no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracoiaba.

“A Secretaria [de Saúde] alerta a população que mantenha os cuidados, observando as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades, sobretudo a higienização das mãos e o uso de máscaras”, escreveu a Prefeitura, em nota.

Casos suspeitos

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram notificados 26 casos suspeitos no Ceará. Destes, 16 foram descartados laboratorialmente: Fortaleza (9), Maracanaú (1), Cedro (1), São Gonçalo do Amarante (1), Caridade (1), Caucaia (1), Ocara (1) e Guaramiranga (1).

Sete casos seguem em investigação, notificados pelos municípios de Aracoiaba (1), Juazeiro do Norte (1), Fortaleza (3), Quixadá (1) e Maranguape (1). Entre os suspeitos, quatro são do sexo masculino e três são do sexo feminino.