Exame da OAB tem maior índice de candidatos cearenses aprovados da história da prova unificada
Taxa de aprovação estadual de 37% foi a maior desde a instituição do Exame da Ordem Unificado (EOU) em 2010
23:21 | Jun. 30, 2022
Com 37% dos candidatos cearenses aprovados, o 33º Exame da Ordem Unificado (EOU) realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) em 2021 alcançou o maior índice de aprovações da história da prova desde a sua unificação em 2010.
O percentual corresponde a 1.631 candidatos dentre um total de 4.368 inscritos que realizaram o exame no ano passado. Os dados estão disponíveis no relatório de desempenho e também na tabela comparativa do exame ao final do texto.
O novo índice supera as últimas duas edições da prova – 31 e 32 – quando as taxas de aprovação foram de 25% e 21%, respectivamente.
Já a 34ª edição da prova, que será realizada este ano, encontra-se em finalização de compilação de dados e a 35ª edição está em andamento e os dados devem ser divulgados no próximo ano.
Leia mais
De acordo com a OAB, apesar dos números indicarem um aumento gradual no percentual de aprovados, para que eles representem uma melhora na qualidade dos cursos de direito, ainda precisa de avanços consideráveis.
A própria OAB Nacional tem reprovado boa parte dos cursos recém-autorizados pelo Ministério da Educação. Do total de aprovados, 555 examinandos solicitaram o reaproveitamento de pontos do EOU da edição anterior (32º EOU) para ingressarem diretamente na segunda fase do 33º exame.
Ainda segundo a Ordem, no 33º EOU, 26 campi alcançaram 100% de aprovação no desempenho geral (contando o reaproveitamento), embora seja necessário ressaltar que, em algumas destas situações, apenas um aluno do curso foi inscrito, tendo conseguido a aprovação. Nestas situações é necessário associar este dado a outros para se avaliar o desempenho da instituição.