Núcleo de Atendimento Integrado quer melhorar assistência a jovens infratores

Integração busca humanizar e acelerar os trâmites após a apreensão de crianças e adolescentes que tenham cometido algum ato infracional

Crianças e adolescentes que tenham cometido algum ato infracional passam a ser beneficiados com a inauguração do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que ocorreu na manhã desta terça-feira, 28.

Com o novo núcleo, localizado no bairro Presidente Kennedy, os jovens apreendidos terão um acompanhamento mais direto, o que visa facilitar a reinserção social do adolescente, que passa a receber um apoio no âmbito educacional e familiar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O novo equipamento será gerido pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), vinculada à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

De acordo com o superintendente da Seas, Roberto Bassan, o tempo de atendimento do adolescente será bem menor. Atualmente, um jovem apreendido leva de quatro a cinco dias para ser atendido, o objetivo é que esse tempo caia para menos de 24h.

Bassan destaca, ainda, como um dos diferenciais do NAI, a articulação com a Prefeitura, que visa rematricular esses jovens na escola, além de inseri-los em programas de assistência social.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), destacou a integração que passa a ser realizada no local e reforçou o compromisso da reinserção do jovem infrator no sistema escolar.

"Ele tem prioridade no ensino em escola de tempo integral. Se ele não estiver, é feita uma busca ativa e o coloca em uma escola de tempo integral, exatamente para inserir de uma forma positiva na sociedade", destacou Sarto.

A inauguração do espaço acontece após quase seis anos desde que a ordem de serviço para a instalação do núcleo foi assinada, em novembro de 2016, pelo então governador Camilo Santana (PT). O investimento total foi de cerca de R$ 6 milhões.

A governadora Izolda Cela (PDT) também esteve presente na inauguração da nova estrutura. A governadora ressaltou a importância da "retaguarda social" para que os jovens não voltem a cometer atos infracionais.

"É preciso organizar essa retaguarda social, que é o acompanhamento das famílias, o encaminhamento desses jovens para atividades construtivas como educação, trabalhos e outros pontos necessários".

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Dalila Saldanha, a pasta terá profissionais no local voltados ao acompanhamento direto desses jovens.

"O papel da educação é garantir matrícula, tendo prioridade no tempo integral. Teremos dois profissionais que vão ter o papel de garantir o acesso e a permanência nas escolas", afirma a secretária.

O novo espaço conta com uma Delegacia Geral de Polícia Civil, além da presença institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, da Procuradoria Geral de Justiça, da Defensoria Pública Geral, do Comando Geral Polícia Militar e da Perícia Forense.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jovens Infratores Crianças e Adolescentes Núcleo de Atendimento Integrado Segurança Pública

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar