Influencer cearense ensina a fazer forno solar caseiro: "Não deve nada para os tradicionais"
Nele, é possível cozinhar todo tipo de alimento sem a necessidade de gás de cozinha ou energia elétricaSucesso nas redes sociais, o casal Marina e Michel, interessados em sustentabilidade, compartilharam recentemente um curioso forno solar caseiro, confeccionado no Ceará pelo pai da jovem. Nele, é possível cozinhar todo tipo de alimento sem a necessidade de gás de cozinha ou energia elétrica. “Quanto mais sol e calor, melhor”, explica a moça.
Marina e Michel possuem mais de 2,4 milhões de seguidores no Tiktok e quase 70 mil no Instagram. Nas suas redes, os dois compartilham suas vidas e sua moradia em um barco.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Recentemente, o casal mostrou em seu perfil um objeto confeccionado há mais de 8 anos pelo pai de Marina: um forno solar caseiro feito a partir de caixas de papelão. Em vídeos publicados em suas redes sociais, Marina visita o seu pai no Ceará e mostra o funcionamento da caixa.
Marina explica que o tempo de cozimento no forno solar depende do tipo de alimento e do sol no dia desejado para fazer a receita. Quanto maior a temperatura ambiente, melhor.
“Comidas como arroz, peixe, carne, legumes, frango e até feijão não precisam de tanto tempo quanto o pudim pra ficar no forno. E como o forno solar não queima a comida, meu pai coloca mais ou menos às 7 da manhã, vai cuidar de outros afazeres e trabalhos e na hora do almoço retira do forno, onde está tudo prontinho e delicioso”, conta a cearense.
Como fazer um forno solar
“Uma opção totalmente ecológica”, afirma o pai de Marina em vídeo sobre o funcionamento do forno solar.
Em vídeo publicado pelo casal no Youtube, o cearense que confeccionou o objeto explica que o forno é feito a partir de materiais reutilizados: duas caixas de papelão, material isolante e papel alumínio.