Segurança Pública: "Se fosse simples, já tinha gente resolvendo com facilidade", diz Izolda
Governadora Izolda Cela aponta que as forças de segurança do Estado vivenciam violência com múltiplas causasA governadora Izolda Cela declarou, durante aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta quarta-feira, 22, que são grandes os desafios enfrentados pelos servidores das forças de segurança do Estado. Ao todo, 2.415 aprovados no concurso de 2021 iniciaram a formação na Academia Estadual de Segurança Pública, com carga horária de 1.400 horas/aula. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Segundo ela, os profissionais da segurança se encontram em uma situação de "violência epidêmica", com múltiplas causas e um nível elevado de complexidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Se fosse simples, já tinha gente resolvendo com facilidade. A gente olha para um lado e para o outro e ainda não vê ainda essas soluções muito fáceis, muito mágicas, porque é uma situação complexa”, afirmou Izolda Cela.
Para a governadora, a situação da Segurança Pública do Estado exigiria uma coordenação federativa mais forte e eficiente do que a existente.
Além disso, Izolda aponta como um dos principais dilemas da área o tráfico de drogas, sendo ele o motor para o desencadeamento de uma série de crimes.
“Nós não temos a devida atenção da instância que tem a responsabilidade constitucional de se dedicar mais a isso, de enfrentar essa situação com mais força e dedicação. Não temos isso por parte do Governo Federal, mas este Estado tem procurado trabalhar dia e noite com a dedicação de valorosos profissionais para proteger a população”, avaliou a governadora.
O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou o mérito dos aprovados "entre os melhores em todas as fases".
"Vocês que integram hoje o sistema de segurança receberão os melhores treinamentos e os melhores equipamentos para defender o povo cearense. A Polícia ideal é aquela que é admirada e respeitada pelos cidadãos, mas que ao mesmo tempo é temida pelos criminosos", disse ele.
Este foi o primeiro concurso da Polícia Militar com cotas para negros (20%) e ampliação da cota de mulheres para 15%. O Governo do Estado informou que os quadros da Polícia Militar tem incrmento de 13% com os novos agentes. Isso deve possibilitar, conforme a gestão, expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) para cidades com mais de 25 mil habitantes e de bases do Proteger (Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco).
Sobre o Curso de Formação de Soldados da PMCE
Devido a uma alteração aprovada em 2021 na Lei Estadual nº 13.729 de 2006, que trata do Estatuto dos Militares, o curso de formação começa logo após a conclusão do certame, com o candidato já integrado à carreira militar e sujeito à disciplina e hierarquia militar. Antes, o curso constituía uma fase do concurso público.
Com o novo modelo, os alunos do curso de Formação de Soldados já serão, desde o período de formação, militares estaduais, na condição de Alunos-Soldados.
Serão trabalhadas disciplinas como: Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente aos Grupos Vulneráveis; Ética; Direitos Humanos; Mediação e Resolução de Conflitos; Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar; Policiamento Comunitário; Policiamento Ostensivo Geral em Viatura; Procedimentos Operacionais da PMCE e Tiro Policial Defensivo, dentre outras.
O Curso de Formação será realizado na sede da Aesp e em Unidades da PMCE nos municípios de Fortaleza; Caucaia; Maracanaú; Paracuru; São Gonçalo do Amarante (Pecém); Maranguape; Sobral; Tianguá; Canindé; Crateús; Itapipoca; Russas; Jaguaribe; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Quixadá; Iguatu; Tauá e Crato.